Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Mensagem 11.11.12_Preletor: Sylvio Ximenes



Texto: João 18: 16-18, 25-27 http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/18

Se fosse perguntar quem já negou a Jesus, alguém teria coragem de assumir? Este capítulo 18 nos mostra, na sequência, dos fatos Jesus Cristo preso no Getsêmani, depois Jesus perante o Sinédrio e na última parte do capítulo, nos ensinos dos evangelhos, constatamos Jesus perante Pilatos. Pedro está representando cristãos que negam Jesus diante de muitas circunstâncias e do segmento de uma sociedade corrompida. Será que eu me enquadro nessas circunstâncias? Será que tenho negado o Senhor Jesus diante de uma sociedade corrompida e perversa? Todos os cristãos que se envolvem com o sistema deste mundo, seja política, maçonaria, associação com clube social ou de futebol, ou associações carnavalescas, insurgem contra o Salmo 1 e acabam negando a Jesus tal como Pedro fez. O sistema do mundo é anti-Deus, Ele nos tirou do mundo estamos aqui mas não somos daqui. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1:1.
Aqueles foram os passos projetado pelo inimigo de Deus para fazer com que Pedro negasse a Jesus. No vs. 16 temos a primeira negação de Pedro, diante dos servidores públicos. Quantas vezes, como crentes, somos colocados à prova e alguém nos pergunta ou comenta algo e não temos coragem de defender o evangelho e pregar para aquela pessoa? Assim negamos a Jesus, seja onde for, deixamos de falar de Cristo, nos omitimos, e com isso fazemos como Pedro. Diz a bíblia que Pedro estava do lado de fora do sistema desse mundo, muitas vezes, estamos do lado de fora mas queremos nos associar com estes sistemas. O problema não é eu estar no mundo mas sim o mundo estar em mim. O que ama o mundo o amor do Pai não esta nele (1 João 2:15), o mundo anda na contramão de Deus, se me torno amigo do mundo me torno inimigo de Deus. É preciso tomar uma decisão.
Com Pedro havia outro discípulo, com quem temos andado? Nem todos que dizem ser evangélicos são de Deus, tem muita gente que diz que é evangélico e da pior testemunho que um pagão. A bíblia, em Lucas 16:8, diz que os filhos das trevas são mais prudentes que os filhos da luz. O outro discípulo levou Pedro para dentro, e a porteira perguntou: “Você é discípulo deste homem?”. Pedro sequer corrige como se Jesus fosse qualquer pessoa, Ele não é qualquer homem é o Filho de Deus. A segunda negativa foi diante de um prestador de serviço, Pedro estava se aquentando também. A terceira negativa foi diante de um porta-voz dos religiosos (vs. 26-27). Depois de três negações o galo canta, Jesus passa e olha para Pedro, e ele saiu correndo e chorando amargamente. Quantas vezes, em que circunstâncias e segmentos da sociedade, temos negado a Jesus para satisfazer nossos interesses individuais e secundários.
Nos vs. 36-37 Jesus é preso no Getsêmani, forjaram um julgamento contra Cristo e Ele está diante do governador romano Poncio Pilatos, Jesus diz que o Seu reino, o Seu domínio, o Seu governo não são desse mundo porque se fosse os servos Dele pelejariam para que Ele não fosse entregue aos judeus. Pilatos pergunta se ele era rei, mas Jesus Cristo diz “Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”. Pilatos pergunta o que é a verdade, saiu e lavou as mãos para se inocentar de estar condenando um inocente. “O meu reino não é desse mundo”. O que é o mundo? O mundo é mau, se opõe a Deus, são inimigos da cruz de Cristo, jaz no maligno, por isso Jesus diz o meu reino não é desse mundo.
Reino de Deus e reino do céu em algumas passagens se referem a mesma coisa, e outras reino de Deus refere-se ao lugar onde habita Deus e reino  do céu é onde trabalhamos a nossa vida e experiência de fé. Há casos em que reino de Deus não se refere ao lugar onde está Deus mas sim a lugares onde há a dominação Dele. A princípio o reino de Deus começou no Éden e vai até o final do milênio. O reino do céu está dentro do reino de Deus, esteve com Israel para ministério da fé e propagação da palavra, a fim de mostrar que o nome de Deus deve ser temido, crido, confiado, glorificado e exaltado em toda terra. Israel fracassou, agora o reino do céu foi entregue à Igreja. Quando Jesus vier, Ele fará visível o reino de Deus, então o reino do céu estará sendo ministrado no reinado de mil anos de Jesus. Todo mundo conhecerá o reino de Deus e será visível na terra, cumprindo a oração sacerdotal “venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu porque Teu é o reino o poder e a glória”.
Em breve Jesus voltará nessa terra pela segunda vez, então vamos trabalhar aqui com Jesus. Contudo, a princípio Jesus diz que Seu reino não é deste mundo, no momento este reino está nas mãos do diabo. Ap. 11:15-17 diz que os reinos desse mundo se tornarão ao seu Cristo e Ele reinará. Jesus tomará o Seu grande poder, vai despojar satanás, o cristo deste mundo. O mundo que jaz no maligno se libertará, Jesus reinará e trará paz a toda terra. Então, o mundo temerá , servirá e ouvirá somente Deus.
Jesus disse o meu reino não é deste mundo, se o meu reino fosse deste mundo, mandaria meus servos pelejarem”. Não é hora da Igreja se envolver na política, correndo o risco de se corromper, de negar e envergonhar o nome do Senhor. Há um cronograma de Deus. Jesus nasceu e veio ao mundo para ser rei mas antes de reinar importava que Ele desse testemunho da verdade. Somos sal da terra e luz do mundo, agora somos templo de Deus e importa que testemunhemos da verdade. “Todo aquele que é da verdade ouve minha voz”, disse Jesus. Que possamos atentar para essas palavras de Jesus porque Deus quer que todos se salvem e venham a conhecimento da verdade. Deus quer que não entremos em jugos desiguais com os infiéis, que não nos embaracemos com os negócios dessa vida, que não ouçamos os conselhos dos ímpios, que não paremos nos caminhos dos pecadores, que não nos assentemos na roda dos escarnecedores mas que testemunhemos da verdade e Jesus é a verdade que liberta, quem ouví-lo sairá da sepultura e viverá para sempre pois será perdoado e encontrará vida eterna.  
Devemos atentar com diligencia para tudo que temos ouvido e visto porque se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos se não atentarmos para uma tão grande salvação?
Em breve Jesus arrebatará Sua Igreja, o mundo entrara em juízo, o reinado se estabelecerá. Jesus se mostrará como único benfeitor, imortal, soberano Senhor e nós estaremos ao Seu lado. Quem crer será salvo e perdoado, quem não crer já está condenado, quem ouvir a voz de Deus ainda que esteja morto viverá e o Senhor nos ressuscitará no último dia. Que Deus nos abençoe com essa palavra e que você jamais negue a Cristo diante de quaisquer circunstância e do segmento de uma sociedade corrompida e perversa. Não deixemos que a sociedade influencie nossa vida mas que nós possamos influenciar na vida dos que estão lá fora. Que Deus nos abençoe e nos prepare para a volta de Jesus pois, em breve, Ele voltará!


Por Lívia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário