Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mensagem 21.10.12_Preletor: Eliseu Assis


Tema: Compaixão que incomoda




Vivemos em um momento em que temos sido ensinados que devemos ser duros, não devemos tolerar o erro, contudo muitas vezes não toleramos nem o erro e nem o errado. Não dá para brincarmos com erro, toda família tem problemas. Jesus ia aonde havia necessidade, onde Ele não conseguia chegar as pessoas necessitadas chegavam até Ele e não saiam sem respostas, devemos estar prontos para ir onde for necessário. Jesus disse que não veio extinguir a lei, Ele sabia o valor da lei, ela servia para mostrar a falibilidade do homem, que era chamado para estar diante de Deus mas não de qualquer jeito, era preciso observar os mandamentos de Deus.
A temática do Novo Testamento não é mais fazer ou cumprir a lei porque Jesus cumpriu já a lei mas sim vivermos debaixo da graça. A lei dizia que o homem deveria morrer pelos seus pecados mas Jesus morreu por nossos pecados. Na lei um animal pagava o preço pelos pecados, quando vemos em Gênesis sobre o sacrifício de Isaque, ele não sabia que seria a oferta , quando Abraão levantou o cutelo bradou dos céus uma voz dizendo para não fazer mal ao menino porque havia um substituto. A lei dizia que todo pecado deveria ser abolido com morte e Jesus cumpriu a lei morrendo na cruz.
O leproso tinha que ser colocado para fora da sociedade, ficando fora do arraial porque a lepra era contagiosa, a temática sobre a lepra no novo e velho testamento sobre a lepra é sobre coisas más, traz algo terrível. E podemos ver aqui a compaixão de Jesus, será que temos incomodado as pessoas com nossa compaixão? Muitas vezes não temos compaixão. Muitas vezes matamos as pessoas com nossas palavras. Devemos agir com muita compaixão e graça senão perdemos a razão. Dentro da temática de um leproso ele jamais poderia ser tocado por outra pessoa, Jesus o tocou e deixou ser tocado por ele. Devemos ajudar quem está distante e também quem está próximo de nós, não é fácil ajudar as pessoas porque elas podem precisar de nós com muita frequência. Quem disse que Jesus não sofreu acusações? Diziam para Ele o que deveria ou não fazer mas Ele estabeleceu o propósito de cumprir a vontade do Pai, Ele é rico em perdoar (Is 55:1).
Muitas vezes vivemos situações em que devemos ter compaixão dobrada, devemos orar ao Senhor para que Ele aumente nossa compaixão cada vez mais. Não é porque somos cristãos que não vamos sofrer decepções ou ter problemas mas para tudo tem uma solução. Aquele homem recebeu a cura de Jesus mas ele teve que ir ao sacerdote. Na época de Jesus, eles não queriam reconhecer Jesus como Messias porque se eles acreditassem que Jesus curava iriam estar creditando a Ele o título de Messias, por isso estavam sempre provocando as atitudes de Jesus, sempre colocando em cheque tudo que Ele fazia. Assim, Jesus mandou o homem ir ao sacerdote para que ele pudesse atestar que estava curado, assim cumpriria a cerimônia da lei e seria creditado a Jesus o titulo de Messias. O problema é que o sacerdote não viu Jesus curando o leproso, daí o leproso ficava de quarentena para que de fato fosse confirmada a cura, conforme Antigo Testamento. Aquele homem teve a compaixão de Jesus. Será que temos incomodado as pessoas a nossa volta? Existem pessoas que estão buscando junto ao Senhor viver uma vida santa, viver uma vida cristã séria, isso não é fácil. A nossa atitude cristã tem que incomodar as pessoas de forma positiva e não negativa. A palavra de Deus nos diz que os mansos herdarão a terra, nos diz que devemos exortar com mansidão, tudo isso Jesus teve. Será que quando olhamos para a igreja local só olhamos pessoas erradas? É possível vermos compaixão? A palavra de Deus nos diz que com a mesma medida que medimos seremos medidos, quando errarmos as pessoas não terão compaixão conosco se não tivermos compaixão com elas. Devemos aceitar a proposta do evangelho de Cristo Jesus, nos revestindo do novo para que sejamos sérios, não comungando com o erro e pecado de ninguém mas que possamos agir de forma que caiamos na graça do mundo lá fora. Isso que devemos buscar em nossas vidas! Avalie tua vida.


Por Lívia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário