Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

quarta-feira, 25 de março de 2015

RESPONSABILIDADE OU FARDO DE ORAÇÃO




"Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias, e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus". Ne 1:4



Como precisamos de cristãos como Neemias em nossos dias. Este verso revela mais que o coração de Neemias, revela a sua responsabilidade espiritual. A maioria das pessoas vive superficialmente. Elas gostam de suas famílias, mas não assumem qualquer responsabilidade espiritual no que diz respeito a elas. Na verdade não investem em oração pelos seus parentes e amigos. Também são superficiais na sua vida como membro da igreja.    Vão aos cultos, fazem suas contribuições, mas nunca assumem uma responsabilidade espiritual pela vida de sua Igreja. Jamais choram em oração por ela. Gostam mesmo é de criticá-la, mostrando as suas falhas no desempenho de sua missão, para elas tudo é um fardo difícil para carregar porque o coração está distante de Deus. A diferença entre fardo e responsabilidade é que o fardo é sempre difícil de carregar ao passo que a responsabilidade sempre é natural, não é peso porque ela brota de um coração sensível e maduro, que sabe o suficiente para entender o que é orar.
Será que você ora? Como você tem intercedido? Quando você ora, a sua oração é um fardo ou você tem responsabilidade? Você ama alguém, ou qualquer coisa, suficientemente para ser responsável espiritualmente por essa pessoa ou coisa? Qual nota você daria em sua vida espiritual, principalmente no que diz respeito à qualidade da sua intercessão?
Você ama suficientemente para ter um coração que chora enquanto ora? Lágrimas de auto-piedade são fáceis. Elas são quase sempre carnais. Mas as lágrimas de amor, quando você se sente responsável por outros, são preciosas e poderosas aos olhos de Deus. Essas lágrimas são bíblicas.
Davi sentiu uma grande responsabilidade espiritual pela sua nação. Os inimigos a cercaram e queriam varrê-la da face da terra. Em sua oração pelo povo ele disse: "As minhas lágrimas têm sido o meu alimento, dia e noite... dentro em mim se me derrama a alma" Sl 42:3,4. Ele sabia que Deus media as suas lágrimas quando orava. "Recolhestes as minhas lágrimas no teu odre, não estão elas inscritas no teu livro?" Sl 56:8. Neemias, quando soube do estado de abandono em que se encontrava a sua cidade, ele lamentou e chorou por alguns dias. Jesus chorou quando orava. Assim escreveu o autor de Hebreus: "Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade" Hb 5:7.
Você é responsável em orar por: sua família, por sua Igreja, por sua pátria, por seus vizinhos e por outras nações. Será que você chora pela salvação destas almas?
            Sim, devemos orar. Orar muito. Não por um peso ou um fardo que não foi produzido pelo Senhor. O momento que passamos é de muita aflição para muitos. Orar, portanto, é responsabilidade nossa.



Rev. Ricardo Martins Matioli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário