Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mensagem 23.09.12_Preletor: Josué Oliveira




Deus chamou Jonas para pregar Sua palavra em uma terra estrangeira. Deus tinha uma mensagem para aquele povo. Eram necessários três dias de caminhada para atravessar a cidade que era capital da Assíria. Este povo era inimigo de Israel, uma nação terrível que tratava com violência e crueldade aos seus inimigos. Por muito tempo Israel foi vassalo da Assíria. Imagine Jonas sendo enviado para pregar o amor de Deus a um povo inimigo. Podemos entender um pouco da cabeça de Jonas. Nínive era populosa na política, cultura, imoralidade, todas as cidades são idênticas no pecado, na devassidão. A mesma inclinação para transgressão, adultério, mentira, furto, suborno, idolatria, tudo isso é comum em todas as cidades...pecado é pecado independente da situação geográfica. Deus deixa bem claro que o pecado é a causa da morte não só física mas também uma separação do homem para com Deus.
No livro de Romanos vemos as conseqüências do pecado, “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.  Ele lança no inferno onde há pranto e ranger de dente. Existe inferno, ele é real. Deus é irado com a imoralidade, a humanidade pecadora e desobediente conforme Rm. 1:18 “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. ”. Se Deus é amor, Ele também é santo e não sanciona ou protela o pecado mas Ele tem uma mensagem de amor e redenção. Jonas foi enviado para pregar ao povo uma mensagem contra sua vida de desobediência e transgressão. Jonas tinha comunhão com Deus mas esse momento de sua vida foi interessante, ele tem um descida vertiginosa em sua vida, aquilo que julgava como oportunidade em sua vida, na verdade, foi uma desgraça.
Jonas tinha que falar ao povo que Deus condena o pecado mas também anunciar a misericórdia de Deus, ele sabia que Deus é compassivo e perdoa o pecado daquele que se arrepende. O evangelho pode mudar as pessoas e transformar suas vidas porque “o evangelho é o poder de Deus”. A palavra de Deus tem poder para transformar porque é viva, ela sempre fala conosco. Temos que conhecer aquilo que é a nossa esperança , a vinda de Cristo. A palavra de Deus por ser viva, também produz vida naqueles que a ouvem. As vezes julgamos ter boas oportunidades em nossas vidas, mas, muitas vezes, essas coisas que tiramos como proveitosas servem para nos distanciar de nosso relacionamento com Deus e abafar a virtude e o poder de uma vida espiritual. Quantos servos de Deus por uma questão de nome e fama tem sacrificado seu vocacionado? Muitas pessoas estão envolvidas com este século mal quando, na verdade, as coisas espirituais devem ter prioridade em nossas vidas. Quantas horas você estuda a palavra de Deus? Queremos formar médicos, doutores, nós fugimos da ordem de Deus também, nos omitimos. Se muitos de nós fôssemos evangelistas e missionários, talvez não existissem tantos “QGs” e ONGs para recuperação de drogados.
Jonas desceu para Jope, desceu para dentro do Navio, desceu para o porão, ele mesmo diz “eu desci até os fundamentos dos montes”. Os maiores montes da terra ficam nos grandes mares. Jonas diz numa linguagem poética que foi em lugares onde nenhum submarino foi. Tudo isso foi preciso porque ele foi desobediente, a verdade de Deus estava escondida com ele, pelo seu conceito de superioridade espiritual, mas Deus o restaurou como vemos em Jonas 2:6:Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus. ”.
Se a palavra condena o divórcio e o adultério as pessoas estão querendo sancionar isso, não queremos uma condição indgna de desobediência queremos o que é verdade. Não podemos pregar a palavra de Deus querendo contextualizar a mensagem da cruz de acordo com a vontade das pessoas. Existem muitas igrejas ao “gosto do freguês”, muitas vezes vemos as pessoas dizendo o melhor de Deus está por vir mas o MELHOR  DE DEUS já veio É CRISTO. Temos que invocar Cristo em nosso meio porque Ele é o melhor de Deus, Jesus é a última revelação de Deus aos homens.
Jonas pregava “ainda 40 dias e Nínive será subvertida”. Deus ia destruir aquela cidade. Quanto tempo nos resta? Quanto tempo resta para você? Se somos justificados pela fé temos paz com Deus (Rm. 5:1), isso é garantia. A justificação é um privilégio. Para Nínive ainda restavam 40 dias... Deus não olha para essas cidades de hoje com agrado, mas pela graça de Deus é não são destruídas. As pessoas se casam, e traem seus cônjuges, se separam, etc, todo pecado traz conseqüências. Quanto tempo resta hoje na dispensação que estamos? Imagine se hoje Deus nos mandasse pregar por nossa cidade, não poderíamos dizer que “restam 40 dias”, nem sabemos se estaremos vivos amanhã, a única certeza que tenho é que sou salvo. “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. 
João 5:24.
”. Vida só existe com Deus, só Deus pode dar a vida eterna. O homem sem Deus não tem vida eterna apenas tem existência.
Se eu morrer amanhã, sei que tenho a vida eterna, quando me levanto sei que Ele está comigo. Como andamos com Cristo? Andamos lado a lado? Quanto tempo nos resta? Deus é um Deus de amor, Ele ama os pecadores apesar de ser santo, Ele apenas não coaduna com o pecado. Deus não adapta, não faz remendo, Ele faz novo. “Não se coloca vinho novo em odres velhos”, os odres novos são os que são transformados pelo poder de Deus. A salvação é instantânea, o pecador ao lado de Jesus na cruz foi salvo imediatamente. Deus quer salvar pessoas hoje. Agora é o tempo oportuno, é o dia de salvação, a salvação não é para amanhã. Deus te prepara e faz uma nova vida, você só tem que crer em Deus em Sua palavra em Seu Filho, Ele vai te transformar. É maravilhoso gozar e viver a plenitude de uma vida eterna.
Os homens de Nínive creram, se associaram com Deus, proclamaram jejum e vestiram-se com saco, aquilo era um ato de humilhação (Jn 3:5), isso é exemplo de arrependimento. Um ato de arrependimento não é trabalhar para salvação mas trabalhar no propósito de Deus, tua alma precisa de salvação, você é eterno, terá um eternidade com ou  sem Deus. Muitas pessoas não querem descer de sua posição social, quão difícil é entrar um rico no reino de Deus porque as riquezas vedam, torpeiam, onde estiver o tesouro estará o coração.
A mensagem da palavra de Deus afetou toda a sociedade, até os animais; a palavra de Deus deve afetar tudo em nossa vida. Se Cristo não for preeminente na vida de um pecador não é conversão, ou Cristo é Senhor ou não é, não existe crente pela metade. Com Deus não tem cinza, é preto ou branco_ou é de Deus ou é do diabo_ou existe obediência à palavra de Deus ou não existe. Eles tinham plena consciência de que Deus estava irado contra eles., estava ciente do juízo que sofreriam. A salvação se inicia assim, quando o pecador está convicto de que ele está perdido, então existe quebrantamento humildade. Talvez você não creia na minha palavra mas não deixe de acreditar na palavra de Deus. Creia em Deus, creia em sua palavra, todos somos pecadores mas nos rendemos a Cristo, Ele veio para salvar os pecadores. Deus perdoa mas é preciso deixar o pecado, o caminho errado e voltar-se para Deus.
Deus viu as obras dos ninivitas, eles fizeram e acataram a palavra de Deus e Deus se arrependeu do mal do juízo, das sanções contra aquela cidade. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24).
Não podemos enganar Deus porque Ele vê lá no fundo do coração e sabe se há conversão, quebrantamento. Ele conhece tudo. Deus não aplacou seus atos governamentais. Eles deixaram seu caminho de pecado e Deus os salvou. Deus é um Deus de amor, e ama o mais perverso pecador. As pessoas que não têm Deus, não sabem para onde vão, acham que morreu acabou. Sabe qual o destino que daqueles que não crêem no evangelho? É o tormento eterno, uma condenação eterna no lago de fogo e enxofre. Receba a palavra de Deus e arrependa-se de teus pecados para que você possa saber para onde vai. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16). Há mais de 2000 anos a voz do Filho de Deus vem sendo soada, se você quer ouvir e receber a palavra de Deus, e ter a vida eterna, creia e receba a Cristo como Salvador.


Por Lívia Xavier


Nenhum comentário:

Postar um comentário