Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mensagem 02.09.12_Preletor: Joel Abreu

Texto: Daniel 5:1-31 http://www.bibliaonline.com.br/acf/dn/5
Vimos o relato de um homem que morreu sem estar preparado para encontrar-se com Deus. Há um linha invisível entre a paciência e a ira de Deus. Muitas pessoas insistem em andar no caminho errado, insistem no pecado e, as vezes, cruzam esta linha invisível. Um dia Deus diz basta, porque Ele dá muitas oportunidades para o homem se arrepender. Deus convida o homem de diversas maneiras para se arrepender e se voltar para Ele, e vai além persuade o ser humano a se voltar para Ele para que não cruze essa linha, caso contrário, ele vai perecer inapelavelmente. No verso 22 podemos ver que Belsazar foi um homem que perdeu esta oportunidade, testemunhou das obras de Deus dentro de sua casa mas a desprezou.
Belsazar era de uma família real, filho de Nabucodonosor, Deus teve que fazê-lo comer capim até que ele chegasse à conclusão que não poderia escapar de Deus (Dn cap 1 a 4). Belsazar viu tudo isso, ele era aproximadamente da idade de Daniel e viu tudo que aconteceu com Daniel e com seu pai, que foi arrancado do trono. Belsazar viu Deus tratando de modo muito pessoal com alguém muito próximo a ele. Ele sabia o que era conversão, o verdadeiro Deus fora louvado e adorado no palácio que agora ele ocupava como rei, mas apesar de tudo isso ele preferiu fechar seus olhos e endurecer seu coração. Deus deu um ano para Nabucodonosor se converter mas para Belsazar deu uma noite.
A bíblia diz que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Um homem que desprezou o conhecimento de Deus, não deu glória a Deus. A impiedade geralmente produz perversão, quando o homem despreza o conhecimento de Deus, ele vive uma vida dissoluta moralmente. Ele conhecia a verdade mas não viveu conforme a verdade, preferiu viver pecando, se entregou aos prazeres carnais, vivendo a beira do abismo. Babilônia estava sendo tomada naquela noite, enquanto Belsazar estava festejando, o rei Dario estava desviando o curso do rio Eufrates. Dario entrou na Babilônia, marchando pelo leito do rio. O império de Belsazar estava caindo e ele estava banqueteando, deu uma grande festa no dia de sua grande ruína (vs 1). Quanto maior a festa, maior a glória do festeiro, ele queria diversão, beber, estavam a beira de um abismo e não estavam percebendo. Muitas pessoas estão à beira da morte e não percebem este risco e continuam anestesiadas por seus pecados.
Outro erro desse rei foi sua bebedeira, o alcoolismo é problema sério que tem atingido muitas pessoas e levado muitos para o inferno, Sansão passou por este caminho que foi fatal para ele; chegando a maldição, derrota e perda de seu ministério por causa da bebida, certamente não foi seu único erro, mas a bebida exerceu muita influência na vida de Sansão. A bebida e a devassidão andam juntas. Muitas vezes a sociedade é bombardeada por campanhas de bebida alcoólica passando a falsa imagem de que a pessoa poderá ter mais coragem, mais amizades etc, mas esta propaganda enganosa começou no jardim do Éden, foi veiculada pela primeira vez quando prometeu aos nosso primeiros pais uma diversão imediata (esta fruta é agradável aos olhos) mas não foi avisado quais eram os efeitos colaterais e permanentes daquela mercadoria.
Vemos um rei desprezando o conhecimento de Deus, bebendo. A bebedeira apresenta resultados desastrosos porque quem bebe esta soltando os freios do domínio próprio à beira de um abismo. Quantos acidentes de trânsito, adultérios, crimes sexuais, têm ocorrido em razão da bebedeira? Onde as pessoas se entregam à bebida não há bom senso nem equilíbrio, o caminho da embriaguez é o caminho da ruína, vergonha e morte, conforme Rm 13:13 " Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.  ". O rei profanou as coisas sagradas de Deus, que Nabucodonosor tinha trazido de Jerusalém para Babilônia, além da embriaguez, ele deu mais um passo em direção à ruína mandando trazer os vasos do templo. Profanar aquilo que é de Deus é pecado, foi uma terrível ofensa à santidade de Deus. Insolentemente ele escarnecia de Deus e também zombava de Seu povo, o Deus sobre o qual ele ouvira desde a meninice. É triste ver uma realidade desta, pessoas que cresceram na presença de Deus caminhando para uma perdição eterna. É uma cena de desprezo e desrespeito a Deus! Esse rei rejeitou o testemunho que recebeu, liderando uma orgia, escarnecendo o sagrado e exaltando o profano. Promove uma festa idolatra para louvar suas falsas divindades, a idolatria é uma expressão de profunda cegueira espiritual e ela provoca a ira de Deus.
Enquanto Belsazar celebra seus deuses, no mesmo instante, aparecem dedos escrevendo nas paredes (vs 5-9), o ruído dos copos e das taças cessou. As mãos ficaram imóveis, a alegria acabou, o desespero tomou conta de todos, o rei emudece e seus joelhos batem um no outro. Um homem que foi perturbado pela ira de Deus! A alegria do pecador dura pouco, num piscar de olhos tudo terminou para um monarca arrogante, Deus anotou todos os seus pensamentos e palavras, agora entrega a conta. Sabe qual foi a conta? Como se sentirão os pecadores quando virem o Senhor vindo em Sua glória e dando a sentença: "apartai-vos de mim para o fogo eterno com o diabo e seus anjos”.
O rei buscou explicação com os sábios da Babilônia mas eles, eram impotentes, não poderiam discernir as coisas espirituais pois estas só se discernem espiritualmente. O Espírito é quem faz a obra no coração do pecador pra que ele entenda que é preciso receber Cristo como Salvador. A sabedoria não pode ajudar um homem aflito e em rebelião contra Deus, então Deus confronta os pecadores através de seus servo Daniel, um homem que tem luz e discernimento de Deus, mas Belsazar não quis ouvi-lo, contudo, mais tarde, ele precisa ouvir Daniel na hora de sua morte. Quantas pessoas vivem uma vida dissoluta e no final de sua vida Deus dá um momento pra que Deus fale com ele? Daniel foi chamado na hora da morte por Belsazar, talvez se fosse antes da morte ele não teria entrado por este caminho.
Daniel não buscou favores dos poderosos deste mundo, não procurou recompensa, eel confrontou fortemente Belsazar (vs 18-23). Foi Deus que deu a grandeza de seu reino, contudo, ele deixou de se humilhar na presença de Deus a despeito do exemplo dentro de sua casa. Quanto mais luz temos mais responsável nós somos. A despeito de sua soberba o rei permaneceu incrédulo. Ele faz promessas que não poderia cumprir a Daniel e a outras pessoas, e naquela noite morreu, foi condenado por tudo isso mas se tem algo que o levou à perdição foi seu orgulho.
Deus contou o reino e deu cabo dele (vs 24-31). No meio da altiva e desregrada orgia, move-se em uma silhueta escura quatro palavras que confrontam todos pecadores e rebeldes desta terra. A parede real agora virou uma lápide de um túmulo, todos viram o epitáfio sendo escrito naquela parede. Deus decidiu trazer o fim do reino de Belsazar. Durante todos aqueles anos Deus havia dado oportunidades mas ele se recusou. Deus pesou na balança e ele foi achado em falta. Se você está vivendo uma vida paralela a isto Deus vai chegar um dia e te dar um basta, Ele está pesando seus pecados e pode ser que você seja achado em falta.
Tequel significa Deus anotou tudo e pesou o que se passou em tua vida. Aqueles pecados ocultos que só Ele conhece foram todo s pesados na balança de Deus.
Uma vez que Deus não julga imediatamente os ímpios, as vezes, concluem que Deus na fará isso de modo algum, porém Ele pesa na balança toda rejeição que os homens fazem ao convite de Deus, cada desprezo à sua ordem de arrependimento é anotado. Se a tua vida é paralela a este tipo de coisa, saiba que só há um meio de apagar isso que Deus já registrou, através de Jesus Cristo, recebendo-o como Senhor e Salvador em tua vida, Ele te ama e demonstrou Seu amor em graça. É preciso viver na presença de Deus. É uma oportunidade que o Espírito Santo dá hoje!
Por Lívia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário