Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mensagem 26.08.12_Preletor: Dorvalino Costa

Tema: Essência da Igreja de Cristo
Podemos lembrar com este texto a promessa que Deus fez a Abraão de que nele seriam benditas todas as famílias da terra, promessa repetida a Isaque. Muitas vezes a importância do texto passa despercebida em pequenos detalhes, no verso15 "Serão por refúgio estas seis cidades para os filhos de Israel, e para o estrangeiro, e para o que se hospedar no meio deles, para que ali se acolha aquele que matar a alguém por engano.", considerando estrangeiros os que não eram da nação de Israel, vivemos um dilema onde a promessa feita a Abraão não foi só para os israelitas mas estendida a todas as famílias da terra. O judaísmo faz um separação, como se pudessem reter Deus só para eles, os gentios não tinham direito à promessa mas o plano de Deus foi incluir todos.
Muitos pregadores dizem que quando eles rejeitaram a Deus, nós tivemos a oportunidade mas Deus é um Deus de todos que O buscam, logo, podemos crer que já era um projeto de Deus alcançar a todos. Quando vemos a cidade de refúgio, podemos ver a igreja hoje, ela é uma instituição programada por Deus pelo sangue de Seu Filho que a estabeleceu. Em Gênesis, quando menciona o jardim do oriente, somos levados a considerar o aspecto da igreja. Nenhum aspecto humano pode extinguir uma igreja, pois é uma instituição plantada por Deus. Estas cidades serviam de refúgio para aqueles que, por engano, tinham cometido homicídio. Pela lei era olho por olho, desta forma, onde este homicida fosse encontrado poderia ser morto. Contudo Deus providencia um escape para esse homem e para o estrangeiro estabelecendo as cidades de refúgio. Para que o vingador não tirasse a vida daqueles que chegavam na cidade de refúgio, o refugiado teria de correr antes de ser alcançado pelo vingador. Na porta da cidade havia um sacerdote, o refugiado tinha que contar sua história ao sacerdote que o colocava em segurança na cidade. O sacerdote não permitia que o vingador tirasse a vida do refugiado. Se o homicida não se apresentasse ao sacerdote, o vingador poderia matá-lo.
Entrar em uma igreja e acompanhar os cultos não trás segurança a ninguém. Jesus Cristo, o sumo sacerdote da igreja, ao qual apresentamos nossa culpa, depois de nos salvar tem algo excelente para nós. Ele se apresenta como Salvador e Senhor das nossas vidas e, também, como um advogado fiel que intercede pelos nossos pecados, a advocacia de Cristo nos mantém seguros na presença de Deus. Quando o sacerdote da cidade morria o homicida estava livre para voltar a sua cidade de origem e o vingador não poderia mais matá-lo. Não temos razão alguma para deixarmos a igreja de Cristo porque Ele não morre, permanece para sempre. Estamos seguros e não nos é permitido ausentarmos do local de segurança que é a Igreja de Jesus Cristo, é perigoso deixarmos este lugar porque nosso sacerdote vive para nos manter em segurança. Para o inimigo de nossas almas não teve solução, porque intentou, de dentro para fora, ser maior que o próprio Deus mas a nós foi dado o direito de chegarmos à cruz de Cristo pois fomos tentados de fora para dentro.
Jesus Cristo se apresentou em nosso lugar, deixou a gloria celestial e veio a este mundo, assumindo nossas culpas e foi à cruz do Calvário e morreu como culpado. Deus ouviu a oração de Jesus Cristo, na cruz, quando ele pediu "perdoa-os porque não sabem o que fazem". A figura vingadora do texto não é o inimigo de nossas almas mas retrata a figura de Deus que é justo. Deus não pune um inocente mas não inocenta um culpado. Haverá um dia em que todos os povos terão que se apresentar diante de Deus para dar conta deste feito de terem negado a Jesus, e renunciado a Igreja como um lugar seguro. É preciso ter cuidado com a palavra igreja.
No passado quando estava para vir um dilúvio Deus providenciou um lugar seguro, a arca.Todos que se apresentarem a Jesus Cristo, o sumo sacerdote, também irão receber o perdão de Deus. Tem pessoas que estão tão tristes e cansadas que acham que a igreja não é lugar adequado para elas. Talvez você se sinta tão humilhado que pensa que na igreja não há lugar para tamanha humilhação mas saiba que aquelas cidades receberam pecadores impuros. Se você fizer um encontro com Cristo ele vai transformar teu viver em santidade para louvor e glória do nome dEle.
Algumas das cidades de refúgio eram:
Siquem: significa cansado, talvez você esteja cansado de tanto tentar se erguer na presença de Deus mas saiba que aqui tem lugar para você.
Hebrom: significa distanciado, a igreja é lugar de comunhão para aquele que estava distanciado se aproximar de Deus. Deus transforma coisas fracas e loucas para confundir a sabedoria do homem. Deus faz além do que podemos pensar em fazer
A igreja é refúgio seguro, conforme vemos em Mt 11:28-30: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ”. Nosso relacionamento com Deus não pode depender dos atos dos que nos cercam porque depende unicamente do ato realizado por Cristo na cruz do Calvário. Deus conhece nossas limitações, sem Ele nada do que foi feito existiria. Ele jamais vai lançar em nós uma palavra que nos desanime porque nos conhece e sabe o melhor pra cada um de nós. Temos a obrigação de refletir a imagem de Cristo mas o fato de alguém não fazê-lo não pode nos impedir de estar com Deus.
5 estratégias do inimigo para ir contra aqueles que estão indo adorar a Deus.
Ex 8:25: “Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.” Quando Deus determina para Moisés que o povo teria que deixar a cidade, significava que não poderiam adorar a Deus e permanecer no Egito. Talvez você tenha tentado adorar a Deus onde você tem estado mas o que são chamados para adorar a Deus devem fazê-lo num lugar de segurança com Cristo.
Ex 8:28: “Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao SENHOR vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades longe; orai também por mim. ” Era necessário romper com a terra da escravidão para que houvesse progresso na adoração. É necessário largar o pecado, deixar o lugar onde está e ir para o local de refúgio.
Ex 10:8-9: “Então Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR vosso Deus. Quais são os que hão de ir?E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao SENHOR. ” Todos devem ir. Onde temos deixado nossos filhos? Onde temos deixado nossas bênçãos?
Ex 10:24-26: “Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao SENHOR nosso Deus.E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao SENHOR nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá. ” Não ficará nada para trás. Com que o povo adoraria a Deus ou o que comeriam no deserto. Tudo que é teu não pode mais servir ao mundo. Cuidado com o patrimônio que Deus tem te dado senão o inimigo ir deixar que você use sem perceber que está deixando os cuidados do Senhor.
Quando chega aos ouvidos de faraó que o povo estava indo, então ele começa uma perseguição direta. Quando você decidir romper com pecado o inimigo vai iniciar uma perseguição direta contra tua vida. Se isto estiver acontecendo com você não tenha medo. Quando o povo não tinha para onde ir, diante do mar, Deus abriu o mar. Aquilo que era dificuldade para eles serviu de muralha para protegê-los depois. Deus pode te transformar porque Ele pode fazer tudo que quiser. Ele move céus e terra por você, é só abrir teu coração para Ele. Ele te resgata do mais profundo lamaçal de pecado para te tornar santo e te assentar nos lugares celestiais em Cristo. A igreja é lugar de pessoas transformadas que admitiram sua culpa pelo pecado.
Tg 4:7: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 
" É uma receita que ninguém mais tem. Tem muita gente querendo resistir ao inimigo mas está sendo tragado por ele porque não se sujeita a Deus.
Que você possa se apresentar em local de segurança, em Cristo, porque Ele é o nosso advogado.
Por Lívia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário