Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mensagem 12.08.12_Preletor: Suir Martins

Texto: Tiago 1:17-18 http://www.bibliaonline.com.br/acf/tg/1
Esta da carta de Tiago também é compartilhada por Paulo em II Co 2:15 , a igreja é o bom perfume de Cristo, com isto ele afirma que o testemunho da igreja tem impregnado almas, que alguns já estão na eternidade com Deus nos céus e outros já estão no inferno. Que aqui não tenha nenhum perdedor mas somente vitoriosos pelo sangue de Cristo. Devemos refletir no que Deus tem proposto para nós. Podemos dividir o versículo de Tiago em algumas frases:
"Toda boa dádiva": todas as coisas boas coisas que queremos para tua vida, o próprio Jesus em Mt 7:11 fez referência quando diz "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?", Deus quer trazer benção pra tua vida. Se nós, sendo maus e humanos, sabemos dar boas coisas aos nossos filhos quanto mais Deus quer nos dar boas coisas celestiais. Neste pensamento, Tiago fez referência que toda boa dádiva...presente, livramentos, saúde, boa vida, a água que bebemos, tudo é algo que provém de Deus pois Ele quer compartilhar conosco todo dia. Ele traz a chuva e sol sobre os bons e os maus mas Ele tem muito mais para trazer a tua vida. Tiago não faz referência apenas as boas dádivas. Quando recebemos um presente isto cria em nossa alma um senso de gratidão, quanto mais quando recebemos de nosso Pai celestial.
Dom perfeito”: Tiago a aprofunda a questão ao falar do dom perfeito, ao falar disso pensamos que existem dons que não são perfeitos, são temporais. Quando o Espírito Santo foi derramado em Pentecostes ele trouxe dons especiais, alguns têm dons em esportes, outros tem dons em músicas, outros são autodidatas, mas são dons temporários até mesmo alguns dons de sinais dados pelo Espírito Santo são temporários mas em At 2:38 " E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo", vemos que existe o dom perfeito. Precisamos agradecer a Deus a além da obra da redenção, da substituição feita por Jesus Cristo na cruz por nós, agradecer a Deus pelo Espírito Santo que foi dado como selo da nossa alma, pois quando Jesus Cristo fez a obra não precisava deixar o Espírito Santo a nós. Por isso Pedro escreve que somos propriedades exclusivas de Deus. Há uma diferença, em Rm 8:9, Paulo faz um referência ao Espírito Santo na Igreja “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.", Paulo devia estar falando para uma congregação, não conhecemos o coração de ninguém, as pessoas se enganam, mas ele só vê 2 tipos de pessoas as que têm o Espírito Santo e as que não têm.
 A frequência a uma igreja não dá o dom perfeito do Espírito Santo, diante de Deus podemos nos questionar se temos este dom perfeito. Se você tem sido sensibilizado por este Espírito, fale com Deus porque a salvação é uma dom perfeito de Deus, é inegociável. Jesus Cristo disse há alegria no céu, diante dos anjos, quando um pecador se arrepende. Os anjos ficam na expectativa porque eles não podem evangelizar mas Deus usa Sua palavra para te dizer que ou você tem, o Espírito Santo ou não o tem e não faz parte família de Deus. Você pode hoje ser motivo de alegria no céu, se usar de verdade no teu coração e disser a Deus que não tem mas quer receber este Espírito.
A morte pode ser uma surpresa em tua vida, não há como postergá-la, é preciso estar seguro quanto ao destino de tua alma. No que concerne a ação do Espírito Santo vemos que ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Se você tiver dúvida com relação a esta verdade o Espírito Santo vai te incomodar por deixar passar esta oportunidade.
Paulo menciona que as bênçãos passageiras e toda boa dádiva tem uma fonte, um nascedouro, vem do alto. Tiago mostra que a boa dádiva vem do alto, aponta para Deus. Paulo em Cl 3:2 " Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" também compartilhou isto. Ele disse que não devemos ser alienados com relação a sociedade mas que muito além da nossa vida aqui , tem um bem maior que vem de graça, vem do alto. Todo dom perfeito vem do alto, descendo.
A bênção de Deus está canalizada do céu para a terra, a bênção vem proporcionalmente a nossa fé, ao nosso desejo de experimentar isto, temos que ter atitude. Essas questões tem levado muitas pessoas a terem um arrependimento tardio, Jesus Cristo contou isto não como parábola mas como fato. O mendigo Lázaro, quando morreu, foi levado pelos anjos para o paraíso e o rico foi sepultado. Jesus quis destacar a importância de quando alguém que confia nEle morre vem um comitiva de anjos para fazer o traslado. Certamente Lázaro não tinha nem sepultura naquela cidade. Talvez você tenha usufruído muitas boas dádivas de Deus mas se você não usufruir o dom gratuito de Deus, será infeliz por perder a maior das dádivas. Se você tem um parente que morreu sem Cristo, pode ter certeza que, de onde ele está, gostaria muito de te dizer para receber esta dádiva perfeita de Deus porque ele deixou passar sua chance. O rico queria fazer isso (avisar a família) mas passou a chance dele. Deus tem te dado oportunidade mas um dia ela vai parar.
            Em II Reis 4:6 vemos a história de uma viúva, que assumiu uma dívida e disse a um profeta o que estava acontecendo. Ela buscou uma solução! Ele mandou que ela colocasse o azeite (que representava uma moeda na época) num vasilhame e em outros mais que pegara emprestado com os vizinhos. Ela exercitou o relacionamento com os vizinhos porque certamente eles diriam “Você não tem azeite por que quer a vasilha?”. O dom perfeito nos faz, cada vez mais, crescer no conhecimento de Deus e buscá-lo cada vez mais. O azeite era colocado no vaso e ia "descendo", vemos o dom perfeito. Até que a mãe pede mais uma botija e o filho diz que todas as botijas vazias acabaram, o azeite só parou quando acabaram as botijas. O azeite, as bênçãos de Deus canalizadas até nossa casa depende da nossa fé. Se aquela mulher tivesse pegado poucos vasos com seus vizinhos seus filhos ficariam decepcionados. A tua casa pode estar mais ou menos abençoada dependendo de tua atitude.
Toda boa dádiva, todo dom perfeito, vem descendo do alto, do Pai das luzes em quem não há mudança nem sombra de variação. Deus não muda, enquanto você tem esta oportunidade Ele está com as mãos estendidas para te salvar.
Ele nos gerou com a palavra da verdade para que fôssemos como primícias de suas criaturas”: A bíblia fala de 2 tipos de nascimento em Jó 14 ele diz que “o homem nascido da mulher é de bem poucos dias e cheio de inquietações”. Jó já estava dizendo que para Deus temos o nascimento biológico e o nascimento espiritual. Ele diz que esta vida é cheia de doenças e incerteza, quem passa pelo novo nascimento já tem uma vida eterna. A prova que temos disso é que Jesus Cristo ao receber Nicodemos (Joao 3:3) disse que era necessário nascer de novo mas ele não entendeu, pensou que se tratava de nascimento biológico. Jesus Cristo explicou que se tratava de nascimento espiritual,caso contrário não se pode ver o reino de Deus.
Você tem a oportunidade de experimentar este novo nascimento. Se o nascimento biológico nos condena à morte, o novo nascimento nos dá direito a uma vida eterna com Deus. Se você não passar pelo novo nascimento teu futuro será a condenação eterna num lugar de sofrimento. A tua alma gozará de um sentimento de paz no céu, se você aceitar o dom perfeito. Esta paz te fará uma pessoa alegre e feliz nesta vida e por toda a eternidade.
Por Lívia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário