Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mensagem 17.06.12_Preletor: Dorvalino Costa




Quando lembramos do jardim do Getsemani podemos fazer alusão ao jardim do Éden. Neste encontramos o primeiro homem fazendo o centro de sua própria vontade e no Getsemani o filho de Deus fazendo da vontade de Deus a sua vontade. Getsemani significa prensa de azeite, lugar de prensar. No Éden não faltava nada para o homem, era lugar de delicia onde ele poderia viver tranquilamente, no Getsemani, Jesus vai para este jardim para agonizar, é um lugar de horror, pavor, mas ao mesmo tempo é o lugar de nossa vitória. Nenhum homem jamais experimentou tamanha agonia, como Jesus expermentou. Jesus ao ser batizado e levado ao deserto pelo inimigo para ser tentado, passou uma grande luta mas esta não foi a maior luta de Cristo, a  maior luta dEle foi no Getsemani.
No cenáculo ele mandou os discípulos fazerem os preparativos para a ceia e de lá foi para o Getsemani. O que levou Jesus a ir para o Getsemani? Não foi para fugir ou se esconder dos soldados. Ele foi buscar intimidade com o Pai, naquele local Ele prostrou-se, ou seja, lançou-se em terra. Muitas vezes, queremos nos relacionar com este Deus de modo irreverente sendo que o próprio Jesus se lançou em terra se humilhando diante do Pai. As vezes, vemos pessoas buscando intimidade com Deus através de músicas, se dirigindo a Deus como se Ele fosse uma pessoa qualquer, e no passado vemos as pessoas se dirigindo a Deus como Deus poderoso, Deus tremendo.
Quando a palavra do texto diz “ora” e depois “cálice” podemos perceber que nada na vida de Jesus foi de improviso porque Ele sempre estava pronto a fazer a vontade de Deus, sempre viveu o tempo do Pai. Se fez pecado por nós voluntariamente. O que levou Jesus a entristecer a ponto de soar gotas de sangue?  Será que foi o fato de encontrar os discípulos dormindo? Saberia que Pilatos o condenaria? Saberia que Pedro o negaria? Enxergar as chibatas e a coroa de espinho? Havia muitos motivos mas não foram estas as causas de Jesus soar sangue. Ele levou onze discípulos ao jardim porque Judas já havia mergulhado nas trevas, dentre estes ele separa três. Ele disse a estes que estava profundamente aterrorizado.
Há momentos e tua vida que você vai participar algumas pessoas as tuas lutas e angustias mas há momentos em que você terá que estar com o próprio Deus, só Ele e você. Quando os discípulos saíram de cena e estava só Jesus e o Pai, a palavra diz que o anjo do Senhor veio e confortou nosso Senhor. Tem horas que nosso pesar e nossa angústia só fica entre nós e Deus, no momento de maior agonia vem o socorro. Talvez você acredite que isto é coisa do passado, mas saiba que aqueles mesmos anjos do passado estão a serviço do Senhor a nosso favor. O maior socorro vem no momento de maior tristeza. O que fez Jesus sofrer? A resposta podemos ver na cruz do calvário, quando Ele viu que seria desamparado pelo Pai, Aquele com quem Ele tinha uma comunhão perfeita. Deus desamparou Seu Filho para te abraçar e te colocar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.
 Dentre os discípulos, estava ali Pedro, quando Jesus anunciou que seria morto Pedro disse que estava pronto até a morrer com o Senhor, bem como os outros discípulos. Agora Jesus após um momento de oração encontra todos dormindo, depois pronto a se defender com a espada, até que depois ele nega a Cristo.
Jesus agonizou no Getsemani, Ele orou para o Pai passar dEle aquele cálice mas “todavia não faça como eu quero mas como Tu queres”. No final Jesus disse basta , isto que dizer que Ele estava pronto. Muitas vezes olhamos lá na cruz e vemos que Ele venceu mas  a vitória se deu antes no jardim ao perceber o abandono e mesmo assim continuar. Se você não tem levado sua causa em oração da maneira de Deus, talvez seja o motivo de você não ter resposta. Na oração Jesus se preparou para a cruz. As vezes nossas orações não passam de vãs reclamações, devemos pedir ao Senhor condição de suportar e sermos vigilantes e constantes. Jesus sabia que seus discípulos seriam dispersos e O negaria. Isto foi falta de oração e vigilância, da mesma forma, ir a igreja deve ser algo que devemos fazer com vontade de estarmos diante de Deus e não algo automático.
Qual tem sido seu contexto de cristão? Muitos cristãos foram perseguidos, devorados por leões durante o Império Romano. Qual leão tem te devorado e te impedido de estar diante da cruz de Cristo? Deus é tão justo que viu que nós não poderíamos suportar a afronta da cruz e enviou o Filho dEle para que pudéssemos ser salvos. Como queremos resplandecer não renunciando nada, querendo desfrutar dos prazeres deste mundo? Cristo enfrentou o Getsemani para que pudéssemos enfrentar os prazeres desta terra e estarmos com Ele no céu. Não tem homem bom, todo homem é inútil em seus delitos e pecados, só através do sacrifício de Cristo podemos renunciar a nós mesmos. Por que Deus não livrou aqueles cristãos perseguidos? No mundo teríamos aflições, quando escolhemos Cristo caminhamos para a morte física, como Cristo fez. Paulo sabia que açoites e prisões esperavam por ele mas mesmo assim não desistiu.
Não devemos desistir, ainda que o vento esteja contrário devemos buscar ao Senhor em oração. Para você que não tem esta convicção de estar caminhando com Cristo, saiba que Ele pagou com preço aceitável para que pudéssemos resplandecer como astros. Os olhos do Senhor estão lá do alto contemplando tudo e bom será que Ele esteja contemplando cada um de nós resplandecendo como astros, fazendo a diferença neste mundo. O sacrifício já esta pago, foi pago um preço aceitável por mim e por você, cabe a ti tomar esta decisão e fazer este encontro com Cristo.
Que Deus nos abençoe!


Por Lívia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário