Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Bondade

Leitura Bíblica: Rute 3.1-5


     
     O livro de Rute conta mais do que uma bela história. Mostra, entre outras coisas, o amor de Deus por todas as pessoas de todas as "raças". Rute não era israelita, era moabita. Assim não fazia parte do povo de Israel. Após a morte de seu marido, Rute decide acompanhar a sogra, Noemi, também viúva, que voltava para seu povo, ainda que correndo o risco de passar necessidade junto dela. Noemi preocupava-se com Rute e traça planos para que ela pudesse ser resgatada (costume de Israel) por seu parente, garantindo-lhe, assim, um novo casamento e uma vida mais tranquila. Rute (cujo nome significa amiga ou companheira) conhece Boaz e ambos se enamoram. Resolvidos os problemas legais e culturais, Boaz pode finalmente casar-se com Rute. De seu casamento, nasce-lhes Obede e, dessa forma, Rute é incluída no povo de Israel, bem como passa a fazer parte da genealogia de Jesus.
     Isso nos mostra como Deus ama incondicionalmente todas as pessoas e não apenas o seu povo escolhido. Portanto, Deus vela pelo bem de todos, independentemente de quem sejam. Ele é bom, e não apenas bom para alguns! Ao mesmo tempo, toda essa ação de Deus tem origem no desejo de Noemi em garantir a Rute uma vida segura e feliz. Rute é o exemplo de alguém que enfrenta riscos por amor ao próximo (por amizade e companheirismo para com a sua sogra) e que aprendeu a seguir nos caminhos de Deus mesmo sem conhecê-lo bem, porém experimentando sua graça e misericórdia ao fazer o que sua sogra lhe dissera. Rute é uma amostra de como Deus cuida daqueles que o buscam e como seu amor inclusivo quer ter todos junto a si. A vida de Rute é um convite para voltarmos nossa vida para Deus e confiarmos em seu cuidado amoroso e bondoso. O dia de hoje pode ser uma oportunidade de experimentar o cuidado amoroso de Deus. 

Amo a Deus de fato quando consigo amar o meu próximo.

Pão Diário
Por Antônio Márcio

2 comentários:

  1. nosso Deus é mesmo assim,nos ama incondicionalmente,e que pena muitas pessoas não perceberem isso,ainda bem bem que hoje vivo essa graça,amém

    ResponderExcluir