Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

domingo, 17 de junho de 2012

Mensagem 10.06.12_Preletor: Joel Abreu


Texto: Gn 3:9 http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/3



Você pode perguntar: Deus não é onisciente? Por que Ele perguntou onde está Adão? A palavra de Deus é rica, a interpretação depende da submissão ao Espírito Santo que a dirige.
Deus conhece todas as coisas, conhece o profundo de nossa alma, conforme Sl 44:21, Sl 139:28, Pv 15:3, Jr 16:17, Jr 23:24, At 1:24, Gn 3:8. Como um Deus infinito se relaciona com um ser finito? Como um ser onisciente se comunica com um ser ciente apenas daquilo que vê com os olhos? Como Deus deveria se relacionar com o homem se esta palavra contradissesse sua onisciência? Não contradiz. O que você acharia de uma relação onde tudo que você fosse falar a pessoa respondesse eu já sei de tudo? Você ficaria desconcertado, tentando mudar de assunto. Imagine uma criança chamando seu pai para brincar de esconde-esconde e o pai responde; não filho eu sei onde você vai se esconder.
Que tipo de relação haveria entre Deus e o ser humano se fosse baseado somente na onisciência de Deus? Não precisaríamos nem de orar, já que Ele sabe de tudo. A palavra se escondeu, se trata do ponto de vista humano. Deus não perguntou a  Adão o que ele havia feito ou o motivo, mas perguntou onde ele estava. Sabe por quê? Porque ele sentiu a separação da sua criatura, a principal preocupação de Deus ali não era o pecado propriamente dito mas para onde o pecado leva. Judas traiu Jesus, ele pecou, e se dirigiu para a forca. Pedro negou o Mestre mas ao saber que Jesus havia ressurgido correu para o tumulo. Se Judas tivesse se apresentado diante da cruz e tivesse suplicado o perdão de Jesus, Ele o perdoaria.
Ao pecarmos damos subsídios ao inimigo de nos acusar. Quando perguntou a Adão “onde estás”, Deus estava descendo para salvá-lo (a primeira vez que Deus desceu foi p criá-lo). O "onde estás " prova que o homem se perdeu e que Deus desceu pra buscá-lo, ou seja, prova o pecado do homem e a graça de Deus. O homem estava perdido mas Deus veio procurá-lo a fim de trazê-lo de seu esconderijo e dar um lugar de refugio em Si mesmo, em Seu amor e graça. Criar o homem do pó da terra foi o poder de Deus mas buscar o homem em seu estado de perdição foi graça. Deus busca o pecador.
O que Deus viu no homem que O fizesse empenhar para buscá-lo? Lc 19:10 "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido", ao lembrarmos também do pastor que deixa suas ovelhas e vai em busca daquela que se perdeu, vemos que isto é um gesto de amor. Isso que Deus vê. O ser humano é valioso para Deus Jo 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Na cruz vemos Deus descer em graça para alcançar o pecador, todos que não vêem desta forma terão um dia que encontrá-lo em juízo.
O homem que encontra Cristo descansa no próprio Deus, pois Ele é o refugio e esconderijo da alma. A resposta de um homem que acabava de pecar revela apenas a terrível profundidade do pecado em que ele havia caído. E ele atribui a culpa da sua queda a Deus " a mulher que tu me deste". Adão tinha perdido tudo, seus domínio, dignidade, felicidade, inocência, pureza, paz e, pior de tudo, acusou Deus de ser a causa de tudo isso. É neste ponto que Deus se revela, Ele não se revela ao bonzinho, mas cheio de justiça própria, Ele se revela ao pobre e vil. Neste ponto Deus começou a revelar Seu amor redentor. Nisto esta a verdadeira paz da bem-aventurança humana quando Deus se revela a sua criatura no estado em que ela está. Quando Deus chamou um homem para liderar Seu povo em meio a guerra (Gideão), ele disse que não tinha força, ou seja, reconheceu que não era nada; neste ponto se manifestou a graça e soberania de Deus. Quando o homem chega ao fim de si mesmo Deus se revela.
No momento em que o homem se escondeu atrás das árvores, Deus manifestou Seu  plano redentor. No momento em que o homem toma consciência de seu pecado, muitas vezes, ele foge de diante de Deus. Se você está “se escondendo atrás das árvores, saiba que Deus se revela a você também para te trazer detrás das árvores. Muitas vezes, o conhecimento do pecador faz com que ele fique aterrorizado,  reconhecendo-se indigno mas Deus nos ama. A revelação de Deus é o que tranquiliza a alma. A realidade do que sou é satisfeita pela realidade do que Deus é, isto é salvação.
Existe um ponto onde Deus e o homem tem de se encontrar ou em graça ou em juízo. Este ponto é onde ambos são revelados como são, felizes aqueles que alcançarem esse ponto em graça, ai daqueles que fizerem esse encontro com Deus mas em juízo. Na cruz vemos Deus descendo em graças às profundezas não só de minha situação negativa mas também em minha situação positiva, em graça. Na cruz Ele fez um provisão apropriada para teu estado de pecado, então tudo está liquidado. Isto não é um paliativo, Jesus proveu isto de uma forma exata. Todos aqueles que não o vêem desse modo pela fé em Deus, na cruz, terão de encontrá-lo em juízo.
O homem não pode encontrar descanso quando chega ao conhecimento de seu estado até que chegue a Deus na cruz, então ele poderá descansar no próprio Deus. Isto põe as obras de justiças humanas em seu lugar devido. Os que descansam em tais coisas não podem ter chegado ao verdadeiro conhecimento de si próprio. Uma consciência divinamente vivificada só pode descansar naquilo que Deus providenciou. Em Êxodo 12, o sangue do cordeiro ia segurar a paz para as famílias de Israel em relação ao anjo destruidor que passaria por ali, Israel passou o sangue na verga da porta e descansou neste testemunho. O cordeiro da páscoa de Israel é um tipo glorioso de Cristo que fez a obra na cruz por nós. Não podemos constituir algo junto aquilo que Deus ordenou (morte de Seu filho) para constituir a nossa paz. Não é nenhuma virtude do ser humano que vai nos dar segurança mas sim o sangue de Jesus Cristo.
Adão podia compreender isto, a inutilidade de seus feitos (avental de folhas), o pecado tinha que ser tirado e Deus providenciou isso. O homem podia fazer alguma coisa? Não, foi por ele que o pecado entrou no mundo. Seja qual for o modo de encarar o assunto, vemos a impotência completa do pecador e a loucura de todos que procuram ajudar Deus na obra da redenção humana.
Somente pela graça de Deus, mediante a fé, que podemos ser salvos. Deus procura o homem em todos os lugares onde ele está, ele pode estar atrelado aos vícios, a qualquer  pecado. Jesus disse vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.
Que Deus se manifeste a você, em graça, para trazê-lo ao seu convívio!


Por Lívia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário