Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mensagem 09.10.11_Preletor: Fábio Dias















Deus por intermédio desse profeta, traz uma profecia terrível para a cidade de Joel, algo terrível estava pra acontecer naquele lugar. Joel veio revelar a vontade de Deus para o povo, que o que ficou da lagarta o gafanhoto vai comer, o que sobrar do gafanhoto a locusta, um gafanhoto ainda maior vai comer, e o que ficar desse gafanhoto um outro gafanhoto vai comer, ou seja, algo terrível estava sendo anunciado, para aquela cidade, pra cidade de Joel, através desse profeta. Quem ainda não leu, leia o capítulo 1° de Joel e você vai ver que coisa assustadora. O recado de Deus através desse profeta não foi muito animador, porém, era realidade para aquele povo. Deus já não aceitava mais, a desobediência, o descaso que aquele povo estava fazendo com Ele, o Deus que os tinha criado, que tinha os tirado de uma condição de escravo. Porém, se nós analisarmos o capitulo 2 versículo 12, o texto nos diz assim:”¹²Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.¹³E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.”
            Joel acaba de trazer a descrição do final desse povo, todavia, a misericórdia de Deus é maior. O mesmo profeta agora anuncia pra eles, a mesma cidade e o mesmo povo, que se eles se convertessem ao Senhor a história daquela cidade poderia ser mudada, Deus se arrependeria. Quando a bíblia nos diz que Deus se arrepende, ou poderá se arrepender, não é esse arrependimento que nós temos, por exemplo, eu faço uma besteira, me arrependi; DEUS não se arrepende dessa maneira porque Deus não faz besteira, a palavra no original aqui é “noham”. lit. Deus muda o decreto, Deus pode mudar o decreto.
  Deus pode mudar se houver uma conversão. Aquilo que estava previsto para o povo só seria mudado se eles se convertessem. Conversão, o que é isso? O que é se converter de fato? O que você entende dessa palavra? Deus diz que se o povo se convertesse Ele poderia vir a mudar o decreto daquela cidade, e isso Ele já tinha prometido lá em 2 Crônicas 7.14: ”E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei a sua voz, e sararei a sua terra”. Lamentavelmente, muitas das vezes nós, principalmente os crentes, temos ligado essa palavra conversão, a mudança de religião. Eu, particularmente, tenho um medo muito grande disso, quando vejo uma pessoa dizendo voltei para igreja, eu estou na igreja, nós temos que tomar muito cuidado quanto a isso. As pessoas precisam estar aos pés de Jesus, as pessoas precisam, de fato, se converter a Jesus. Converter é mudar a direção, é mudar de atitude, é mudança de pensamento, é mudança de realidade, não é mudança de religião. Não se engane. Até porque religião nunca salvou, e nunca vai salvar ninguém, a não ser uma conversão sincera na pessoa de Jesus Cristo.
E aqui, o texto nos diz que “se eles se converterem a Mim de todo o vosso coração”, é o que Deus espera exatamente de mim, uma conversão não apenas pela metade, não apenas de uma parte da minha vida, não apenas de um detalhe da minha vida, mas que eu me converta à Deus de todo o meu coração. O que é isso? Como que uma pessoa se converte de todo o coração mas esse coração continua duro, esse coração continua sem amar, sem perdoar, sem buscar as coisas de Deus, sem buscar um conhecimento, um crescimento pleno no querer de Deus pra nossa vida? Se converter de todo coração, é o que Ele espera de nós.
Para que uma conversão seja sincera, ela precisa fazer diferença na minha vida. E é interessante quando a gente pensa sobre isso também, o mundo lá fora sabe muito mais o que a gente não faz mais do que o que agente faz agora, os meus amigos, particularmente, sabem que eu não bebo mais, sabem que eu não vou mais pra bagunça, sabem que, enfim, que eu não faço muitas coisas, mas será que eles sabem o que eu estou fazendo? Será que eles sabem o que essa conversão tem me feito fazer em prol desse nome tremendo que é o nome do nosso Deus. Vamos jogar uma bola? Não, eu sou crente. Vamos pra praia? Não, sou crente. Vamos fazer isso ou aquilo? Não, eu sou crente. Vamos beber? Não, eu não bebo mais, eu sou crente. Quer dizer, o que você não faz, ele já sabe, mas o que você precisa fazer, uma conversão de todo coração pra que você demonstre isso a ele, pra que essa conversão fique muito clara pra ele, precisa ser de coração.
Preparar uma mensagem aqui, muito bonita, com palavras difíceis, uma forma eloquente, ao ponto de chamar a atenção de todos, nem sempre poderá ser uma conversão verdadeira. Porque nós temos muitas pessoas que falam bonito demais, usam palavras difíceis e não são crentes. Cantar lindas letras aqui não quer dizer que somos convertidos. Pensa um cantor do mundo, imagina ele aqui cantando um dos nossos hinos. Pode até cantar bem, mas não sabe nada acerca de conversão, porque a questão dele é cantar, mas o coração não está no negócio. E aí a gente começa fazer igual, falando eu cuido da igreja, eu cuido do som da igreja, eu que coloquei aquela caixa de som no lugar, eu sou a dez anos o porteiro da igreja, hà dez anos eu fui o porteiro da igreja. Só isso, só isso que ele consegue ser, lamentavelmente, diga-se de passagem. Então,  a gente começa a fazer as coisas só aqui dentro, eu sou o pregador, eu louvo, eu sou responsável pela limpeza, apenas isso, apenas aqui dentro. E a nossa vida? Essa conversão precisa ser notada lá fora, precisa ser vivenciada lá fora, mas nós só alcançaremos isso quando for de todo o nosso coração.
E eu não consigo compreender. Que é essa conversão? Você diz que se converteu há tanto tempo e tantas coisas te tira da presença de Deus, que conversão é essa que tantas coisas te desanima de aqui estar? Você tem ânimo pra tantas coisas, mas para as coisas do Senhor falta tanta coragem, falta tanta determinação, disposição e tantas outras coisas. Será que eu estou to enquadrado aqui, “se alguém se converter de todo o coração”? Quem sabe é isso que está faltando para nós, para igreja, uma conversão de todo o coração? Porque Ele (Deus) está prometendo que sararia a terra, o nosso lugar está indo de mal a pior também. Quem sabe está faltando no meu coração essa conversão de fato, para que eu possa evangelizar essas pessoas, para testemunhar para essas pessoas, mas enquanto eu não conseguir isso aqui dentro, não será de coração. Qualquer coisa te cansa, qualquer coisa te desanima de estar aqui, não é verdade? Qualquer coisa te tira de momentos preciosíssimos na presença de Deus. E quando eu leio este texto, eu glorifico a Deus, porque a minha conversão foi de todo coração. Quando a bíblia fala “de coração” ela fala de sentimento, fazer por amar. E essa conversão tem que ser de todo o vosso coração.
Ele (Deus) diz assim: rasgai o vosso coração e não as vossas vestes, mais uma vez preocupado com o nosso coração, com o nosso íntimo. O Velho Testamento nos apresenta as pessoas várias vezes rasgando as suas vestes, e vestindo de saco, para chegar diante de Deus e pedir perdão, se arrepender. Agora o profeta Joel diz não quero mais nada externo, não quero mais nada que vocês façam para as pessoas verem, mas quero que saia de dentro do teu coração, de dentro da tua alma, eu quero que você faça por ter sentido a necessidade de fazer. Conhecemos muita gente, que tem roupa de crente, cabelo de crente, anda igual crente, fala igual crente... não fala mais bom dia nem boa noite, fala paz do Senhor, mas o coração está distante demais daquilo que Deus espera da minha vida, da nossa vida, e Ele diz olha, rasgai vossas vestes, a minha preocupação é com você.
Nós precisamos pensar, por que a minha terra ainda não foi sarada? Me refiro à “nossa terra” como dentro da nossa casa, dentro da nossa família. Deus está dizendo, que se nós nos humilharmos, se nós clamarmos, se nós nos convertermos dos nossos maus caminhos, isto se refere ao povo de Deus, o povo de Israel, e a palavra fala conosco nessa noite, se a minha conversão for de todo o meu coração, se eu rasgar o meu coração... ELE vai sarar a  minha terra, ELE vai sarar a minha família. Nós precisamos crer, e pedir isso à Deus todos os dias, precisamos clamar todos os dias, e para isso, SENHOR! Faça com que cada dia a minha conversão seja sincera! Aquilo que ainda precisa de um conserto, Pai, conserte, em nome de Jesus!




por Vanessa Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário