Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mensagem 30.10.11_Preletor: Joel Abreu



O sentido da vida

...sempre preocupou a humanidade. “Por que vivo?” “Qual a razão da vida?”, “Qual o objetivo de viver?”

            Mary Roberts Rinehart disse sobre o sentido da vida: “Um pouco de trabalho, um pouco de sono, um pouco de amor e tudo acabou.”
Edmund Cooke afirmou: “Nunca vivemos mas sempre temos a expectativa de vida.”
Colton: “A alma vive aqui como numa prisão e é liberta apenas pela morte.” Shakespeare: “Viver é uma sombra ambulante.”
R. Campbell: “Viver significa pensar sobre o passado, lamentar sobre o presente e tremer diante do futuro.”
            Será que todas essas não são afirmações bastante amargas e desanimadoras sobre o sentido da vida? Parece que todos falam apenas de existir e não de viver verdadeiramente.
            De muitas maneiras, buscamos dar sentido à nossa vida. Trabalhamos, estudamos, constituímos família etc. Será que o sentido da vida é viver, casar, comprar, trocar, viajar, conhecer pessoas? Essas coisas são boas e não há nada de errado nelas. O problema está em canalizar todas as expectativas e energias nelas, como se elas fossem nosso objetivo principal de vida.
            De repente, nessa vida o dinheiro não é problema para você...você compra, viaja, adquire bens, apartamentos, carros, enfim, não passa por dificuldades financeiras, logo você teria feito o que tinha que fazer. E para quem tem apenas o necessário para viver ou para quem vive com dificuldades, não encontraram o sentido da vida?
            Há muitas pessoas bem sucedidas por aí, em várias áreas, sem contudo serem felizes. Falta a elas descobrir que a felicidade e a satisfação plenas não residem nestas coisas.
            Há uma questão fundamental na existência humana: Para que viemos? Vamos trazer a resposta dessa indagação: o homem só se sentirá realizado nessa vida quando este se encontrar com Deus, na pessoa de seu filho. A penas no Filho de Deus: Jesus Cristo. Ele é o sentido da vida. E, a partir daí, colocar a sua vida e seus projetos para fazer a vontade de Deus. Muitos podem discordar disto, mas o fato é que nenhum outro nome na história pôde dizer as seguintes palavras: Não quereis vir a mim para terdes vida. “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6).
            Os artigos nesta frase são singulares e definidos, não deixando possibilidade de haver caminho, verdade ou vida fora de Jesus Cristo. São as três coisas que o ser humano essencialmente busca. A religião não pode nos satisfazer mas uma vida comprometida com Deus sim. Nisso reside o sentido da vida.
            Jesus tocou no âmago da questão ao dizer: “Eu sou...a vida”(João 14:6). Por isso o apóstolo Paulo escreveu sobre o sentido da vida: “Porquanto, para mim o viver é Cristo” (Fp 1:210.
            Por isso, também o apóstolo João começou sua primeira epístola com as palavras: “O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nosso próprios olhos, o que contemplamos, e as nossa mão apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada).” 1 João 1:1-2
            Uma revista esportiva resumiu da seguinte forma a vida de um famoso ex-treinador e comentarista esportivo:
Eu acreditava que 20 anos de fama bastariam...talvez ganhar três campeonatos e então, no auge, com 53/54 anos, parar...Depois eu pretendia recuperar tudo o que tinha perdido, por causa do muito tempo que estive viajando...Agora tudo parece tão sem sentido...Mas aquela ânsia incontrolável de conquistar o mundo não podia ser freada...Ao ficar doente, chega-se à conclusão: “o esporte não significa mais nada”_esse pensamento é simplesmente terrível.
            Alguém disse certa vez: “Qual o significado da vida, quando ela se torna ‘antigamente’?” Sem Jesus, que é a vida em todo seu significado presente e eterno, a vida na terra oferece, no máximo, “sucesso vazio”, e mesmo esse se esvai no final, como areia entre os dedos.
            Por isso, dê ouvidos à voz de Jesus, que resume o sentido da vida numa única frase: “E a vida eterna e esta: que te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).
            Salomão, o rei mais rico, mais sábio e mais poderoso que já existiu, após avalias todas as coisas desta vida, percebeu que a busca por dinheiro, bens, prazeres, poder ou qualquer outra coisa deste mundo, por si só, não faz nenhum sentido, é como correr atrás do vento. Depois de relatar todas as suas percepções desta vida (que estão no livro de Eclesiastes, na Bíblia), ele escreve: “Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isto é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive o que está escondido, seja bom, seja mau.” (Ec. 12:13-14).
            A vida passa a ter sentido somente quando entendemos o que Deus estabeleceu. Ele diz que haverá a eternidade com Ele (no céu) ou afastado dEle (no inferno). Na Bíblia, para os que estão com Ele, está escrito o seguinte: “Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor...”(Ap. 21:3-5).
            Como será no inferno? “...ali haverá choro e ranger de dentes” (Mt. 22:13). “...serão atormentados dia e noite, para todo o sempre” (Ap.20:10b).
            A vida eterna com Deus está disponível para todos. Deus quer que todos se salvem do inferno. Deus te ama e quer que você seja salvo. Por isso, enviou seu Filho Jesus Cristo, para pagar o preço lá na cruz, morrendo em seu lugar, para te livrar do inferno, que é a penalidade do seu pecado. “Pois todos pecaram” (Rm.3:23). “Deus prova o seu amor por nós, pelo fato de Cristo ter morrido na cruz, sendo nós ainda pecadores” (Rm. 5:8).
            Jesus é o único caminho para Deus. “Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jô. 14:6). Somente através de Jesus obtemos a vida eterna. “E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho (Jesus). Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida” (1 Jo.5:11-12). “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3:16).
            Para que você tenha certeza de que tem a vida eterna, o que você precisa fazer é crer unicamente em Jesus como seu Salvador e Senhor. Você pode reconhecer isso com uma oração. Com sinceridade. Ore: “Senhor Jesus, preciso de Ti. Agradeço-te por teres morrido na cruz por mim. Perdoa-me e purifica-me. Neste momento, passo a confiar em ti como meu Salvador e Senhor. Torna-me como queres que eu seja, segundo a finalidade para a qual me criaste. Em nome de Cristo. Amém.”



 Joel Abreu






Por Lívia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário