Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mensagem 16.10.11_Preletor: Marco Aurelio Ferreira






Estamos aqui para falar da palavra de Deus, e nós estivemos no sábado ali em Campos falando para os professores, para os ensinadores, e também estivemos falando para os pais. E quando eu estava estudando, vi o peso daquilo que o Senhor estava falando comigo, e sei que cada um tem suas responsabilidades, como pai, responsabilidade como ensinador, como professor. Esses tem a responsabilidade de falar, não para si, mas o que Deus fala através da Sua palavra.
Eu queria convidar os irmãos para nós abrirmos as Bíblias em 2ª Timóteo, no capítulo 3, versículos 14 e 15... Agora 2ª Timóteo capítulo 2, a partir do verso primeiro.
Vamos olhar para dentro desse contexto: Eu quero falar primeiro para os pais: Quando o apóstolo Paulo fala a Timóteo que ele sabia daquelas coisas desde a meninice (cap. 3). A palavra meninice significa recém-nascido ou bebê. É aí que vemos a nossa responsabilidade, a ciência mostra que desde o ventre ela já reconhece. Então tem um grande peso para nós, e ali é interessante, pois ali o apóstolo fala: “Você que desde a sua meninice sabe das sagradas leis e que foste inteirado”
Agora eu quero chamar atenção para esse segundo aspecto porque muitas pessoas que às vezes fazem concepção de que escola e Igreja local têm que ensinar os filhos. Mas o ensino não começa aí, é você pai que tem a grande responsabilidade de estar conduzindo o seu filho para os caminhos do Senhor. Com essa palavra você fica inteirado, você fica completo. É algo que quem que vai colocar a base, colocar o alicerce nos filhos, é você pai, é você que tem essa grande responsabilidade diante de Deus. A Igreja vem só complementar aquilo que um dia foi alicerçado no coração da criança. Então nós devemos ser a “semente”, e é uma grande responsabilidade. Porque filho é herança do Senhor. É um grande peso e é uma grande responsabilidade. Ana entendeu isso, quando Deus deu-a um filho, ela devolveu aquilo que era do Senhor. O que você tem pensado, qual o seu objetivo para o seu filho? Como você tem preparado o seu filho para as coisas concernentes às coisas do Pai?
Vamos olhar o segundo contexto, agora quero falar para aqueles que têm o compromisso de ensinar e falar da palavra do Senhor, e aqui nesse capítulo dois, nós vemos sete figuras usadas dentro deste capítulo, e dessas sete figuras, duas, a primeira e a última são literais, e as intermediárias são linguagens figuradas. Na primeira nós vemos a figura do filho, na última falando do servo, que até hoje ela é interessante.
Existe uma coisa nas escrituras, cuja a antologia adotada nisso é a revelação progressiva. Eu achei muito interessante o tema que os irmão colocaram: “Todos juntos vencendo pequenos obstáculos, para poder alcançar grandes objetivos”. Nada começa grande, cada dia nós temos pequenos obstáculos para vencer. E aqui nós vamos ver, dentro desse texto, dentro da Palavra de Deus, é muito interessante quando você começa a estudar dentro dessa ponto de vista e dessa forma, da revelação progressiva: “Todos juntos vencendo pequenos obstáculos, para alcançar grandes objetivos”.
Olhem só o que nós vemos, a primeira figura que nós observamos é a figura do filho, porque começa com o filho e termina com o servo. Muitos podem até tentar servir, mas se não for filho não tem como servir. Para servir ao Senhor é preciso ser filho, somente filho pode servir, somente quem tem um compromisso com o Senhor. E na figura do filho, no início do capítulo, nós podemos observar uma coisa, ele começa: “Fortifique-se na graça”, ele está dizendo fortifique-se na graça e no conhecimento. Então nós vemos que quando nós aceitamos o Senhor Jesus, nosso alvo. Aquele que é ensinador, aquele que tem o compromisso diante de Deus de levar a Palavra, deve estar a cada dia, fortificando-se na Graça do Senhor, mas também, no Conhecimento do Senhor. E aí nós vamos ver essa revelação progressiva. Porque quando nos fortificamos na Graça e no Conhecimento do Senhor Jesus Cristo, o que acontece é o envolvimento.
E aí nós vemos a segunda figura, a figura do soldado. Alguém que está na guerra, alguém que está numa batalha e não está preocupado com as ações das bolsas de valores. Alguém que está fazendo a obra de Deus não pode estar preocupado com as coisas do mundo. Não estou querendo dizer que nós não temos que ter o nosso trabalho, não estou querendo dizer que não podemos ter o nosso ganha pão, o nosso sustento. Isto é coisa que cada um de nós sabemos que precisamos disso. Mas o Senhor Jesus falou um exemplo disso, talvez nós pensamos de outra forma, mas Jesus falou: “Onde estiver o vosso tesouro, ali está o vosso coração. Por que Ele fala isso? Porque se o meu tesouro estiver nas coisas do mundo, se o meu tesouro estiver nas coisas da vida aqui, o meu coração também vai estar nestas coisas. Mas se o meu coração está nas coisas de Deus, aí eu faço aquilo que o Senhor Jesus disse, Mateus 6:33, eu busco primeiro o reino de Deus e as outras coisas são o resto. Eu coloco a minha vida diante da presença do Senhor. E na figura do soldado nós podemos ver o envolvimento, ver a progressão. Quando nós envolvemos com a palavra do Senhor, quando nós nos colocamos à disposição do Senhor, aí nós procuramos nos preparar. Tem que haver um preparo.
Ele diz aqui: “Semelhantemente nenhum atleta é coroado como vencedor se não for de acordo com as regras”. E a idéia original é exatamente essa. É interessante que um expositor de tapichis nos traz um relato muito interessante a respeito disso: que para participar dos jogos gregos o atleta deveria ser grego de nascença, ser treinado, jurando perante Zeus que completara um período preparatório de dez meses de treinamento. E depois conformar com as quedas da corrida que participaria. Nós vemos o preparatório de muitas pessoas hoje, e, a pessoa começa num dia e no outro dia começa a falar da Palavra de Deus, mas não teve nenhum tempo de preparo, não teve nenhum tempo de experiência com o Senhor, e aí nós vemos muitas coisas que acontecem. Aqui ele fala de alguém que estava ali no meio, talvez que sabe isso aconteceu. E até nisto irmãos, nós ensinadores devemos ter esse discernimento. E a Palavra de Deus diz para aqueles que estão na liderança, que não sejam alguém novo até, para que não adormeça e caia na condenação do maligno, na condenação de satanás. Aqui deve haver um preparo. E quando há esse preparo, quando se coloca diante da presença do Senhor, todos nós gastamos tempo, aí o que acontece, existe uma dedicação ao Senhor. E isso nós vemos na terceira figura, a figura do lavrador.
Ele diz que o lavrador é o primeiro a participar do fruto. A idéia que está aqui é que o trabalho é duro, trabalho árduo, trabalho pesado. Exige dedicação ao Senhor, é colocar-se à disposição do Senhor, é você se colocar na brecha mesmo. E quando nós nos colocamos, nos dedicamos ao Senhor, aí Ele fala da palavra “primeiro”, o significado dela é primeiro grau. E quando nos colocamos na presença do Senhor, pra fazer a obra do Senhor, aí as coisas começam acontecer, porque nós nos colocamos à disposição do Senhor. Quando nós colocamos na presença do Senhor para fazer a obra do Senhor, nós buscamos uma coisa que todo ensinador deve ter, e todo as pessoas que têm o ministério de ensinar, mesmo você que não tem seu ministério na Igreja, mas tem a responsabilidade como pai, é o seu curativo que ele faz. O profeta Jeremias disse que ninguém deve fazer a obra de Deus relaxadamente.
E aqui nós vemos um obreiro, e é interessante nós vermos aqui como o apóstolo coloca para Timóteo, e aqui irmãos temos lições muito interessantes para nós: “Procura apresentar-te a Deus como obreiro aprovado, que não tem que se envergonhar, mas que maneja bem a palavra da verdade”. Vamos usar duas passagens em Romanos que é muito conhecida entre nós (Romanos 6 verso 3, Romanos 12:1). E ali irmãos, quando vemos “procura apresentar-te”, aqui está o ponto máximo do ensino. Procura apresentar-te, mas não é apresentar aos homens, é apresentar a Deus. Muitas vezes quando nós ensinamos, muitas vezes quando nós falamos da palavra de Deus, sofremos acusações, sofremos decepções, muita das vezes nós sofremos na pele, muitas vezes sofremos ingratidão. O importante é que você está fazendo para Deus, o importante é que você não está fazendo para homens, o importante é que você faz, você tem a consciência que não importa o que os homens pensam. Paulo falou “Estou preso, mas a palavra de Deus não está presa, eu estou aqui neste cárcere, mas a Palavra do Senhor está aqui sendo falada”. Quando eu olho para o final do capítulo quatro de Segunda Timóteo, vendo ali, no primeiro momento nós pensamos que é um relatório negativo, que alguém chega ao final de sua carreira. E o interessante é que alguns fatos que ele havia relatado, mas não determinou nada contra ele. Mas ele fala: “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa; antes, todos me desampararam. (II Timóteo 4 v. 16 parte a) “Só Lucas está comigo” (II Timóteo 4 v. 11 parte a). Mas quando nós chegamos ao final ele diz “O Senhor me assistiu”. O importante é isso, que nós estamos na presença de Deus, se nós estamos apresentando ao Senhor, o Senhor está conosco. E quando nós olhamos ali, parece que no primeiro momento um relatório “desbagaçado” , mas ele fala “Eu combati um bom combate”. Não é aquele combate que ele falou em primeira Coríntios 9, quando ele perseguia e matava os cristãos. “Eu combati um bom combate, eu acabei a carreira, eu cheguei até o final, mas acima de tudo eu guardei a fé” E ele diz mais “ A coroa da justiça que está reservada a mim”, ele fala pra nós também irmão, não somente a mim, mas a todos aqueles que amam ao Senhor. Você ama essa Palavra, se você ama este Senhor, você deve fazer o que esta aqui na Palavra. Lembre-se disso, que muitas das vezes é nos momentos de tribulações que o Senhor quer mostrar a sua soberania a nós. O Senhor não livrou Daniel DA cova, mas NA cova, o Senhor não livrou os três amigos de Daniel DA fornalha, mas NA fornalha.
Procure apresentar-se a Deus aprovado, essa palavra é a mesma palavra que é usada lá em Tiago 1:12. Ali diz “Depois de provado receberá a coroa da vida”. Quando nós passamos pela provação, nós temos a aprovação de Deus. Procura apresentar-te a Deus aprovado, mas como obreiro que não tem que se envergonhar. E aqui a idéia é, alguém que busque, alguém que estude, alguém que coloca à disposição do Senhor. E ali, quando alguém faz alguma pergunta, ele tem a resposta. Muitas das vezes nós não temos a resposta e o mais certo, o mais digno de quando nós não soubermos é falarmos para as pessoas “Eu não sei, mas vou pesquisar, vou procurar saber. E se alguém que é aprovado procura apresentar-se a Deus como alguém que maneja bem a Palavra da Verdade. A idéia original aqui é cortar em linha reta. Tem um ditado popular que diz que Deus escreve torto em linha reta. Esse ditado não está de acordo com a Palavra de Deus, porque Deus pode endireitar aquilo que está torto. Mas Deus somente usa alguém depois que Ele endireita. Então Deus escreve certo em linha certa. Deus não usa coisas tortas. Deus endireita aquilo que está torto para ser usado para Ele, para Sua Glória, para o Seu Louvor. Deus não pode usar ninguém com a vida torta, Deus não pode usar alguém que não está de acordo com a sua vontade, de acordo com aquilo que Ele quer.
Então a primeira idéia que esse versículo fala de cortar em linha reta, a primeira idéia que vemos aqui é do agricultor, aquele que pega no arado. Muitos de nós já vimos como é o arado. Alguém segura o arado. O Senhor Jesus diz “Olha, ninguém lança a mão do arado e olha para trás”. O arado, é interessante que, tem uma pessoa para guiar e a terra vai sendo cortada em linha reta. Assim irmãos é a Palavra do Senhor, Ele corta em linha reta. Ela fala tanto para nós como para um pecador, ela fala tanto para nós como para as outras pessoas, que precisam ouvir da palavra de Deus. Essa é a Palavra do Senhor. Outra idéia que se tem aqui é a idéia daquele que faz uma obra, e quando ele coloca as paredes niveladas e o piso. Procura apresentar-te a Deus como obreiro aprovado que maneja bem esta Palavra da Verdade.
E a outra figura que nós vemos aqui é a figura do vaso, e o vaso vem nos falar da separação do mal para a santificação. Nós devemos ter zelo com a Palavra do Senhor, e quanto mais zelo temos com A Palavra do Senhor, quanto mais zelo temos com as coisas do Senhor, nós procuramos nos separar das coisas que não agradam ao Senhor, procuramos santificar a nossa vida mais e mais para agradar ao Senhor. Ele fala de uma grande casa que tem vaso de ouro e de prata, tem de madeira, para a honra e para a desonra. Quando nós nos colocamos na presença do Senhor, nos apresentamos ao Senhor, nos dedicamos a essa palavra, aí nós nos santificamos. Aí nós separamos das coisas que não agradam a Deus.
Mas em último lugar, nós vemos aqui a figura do servo e, o servo agora veio falar para nós nos afastarmos dos desejos da carne, ele vem falar que agora, a cada dia você está santificando mais a sua vida, separando do mal, certamente o inimigo vai tentar contra a sua vida. E aqui talvez muitas pessoas têm idéias falsas da parte da sensualidade, mas se levantarmos o contexto aqui, quando ele fala para os jovens, para se desviar, para fugir dos desejos da mocidade, vai além disso. Porque quando nós observamos aqui, não é para afastar somente das coisas sensuais, o contexto mostra que as paixões da mocidade não está somente nos desejos sexuais, mas também a intolerância, a auto afirmação e o temperamento explosivo. Olha só o que diz esse contexto se você observar. E aí talvez Deus está falando com alguém, e Ele quer falar com você “Procura apresentar-se ao Senhor”, foge desses desejos, foge dessas coisas que não têm agradado ao Senhor, coloque-se na presença do Senhor, busque a presença do Senhor. E é interessante, ele fala “foge” e “segue”, essas duas palavras têm um significado muito interessante porque essa primeira palavra foge é no imperativo, ela tem a forma de uma ordem, mas ela também está no presente contínuo. Então não é somente fugir, é continuar fugindo dos desejos da mocidade. E aqui também ele fala seguir, e a idéia é a mesma. Foge dos desejos da mocidade e segue a paz e justiça como os que com coração puro invocam ao Senhor.
O Senhor quer falar com você, jovem os desejos da mocidade, são esses que têm falado alto em seu coração. O Senhor fala para você fugir e seguir aqueles que com os corações puros invocam ao Senhor. Que o Senhor possa ter falado com cada um de nós, a você que é pai e a você que vai ser pai, procure já desde o filho bebê, desde o recém-nascido colocar isso na mente de seu filho. E a você que é jovem foge destas coisas que não têm agradado ao Senhor, coloque-se na presença do Senhor, entregue o seu caminho ao Senhor, confia Nele e o que vier é lucro. Não se importe somente com as coisas desta vida, nós temos que trabalhar, temos que buscar as coisas para o nosso sustento, mas muito mais que estas coisas, devemos estar atentos à Palavra de Deus. Que o Senhor possa ter falado a cada coração aqui. E se você tem sido de uma forma que não tenha agradado ao Senhor, que a Palavra do Senhor esteja falando ao seu coração. Amém.





Por Antônio Márcio Costa Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário