Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mensagem 28.08.11_Preletor: Fábio Dias




Esta história irmãos é muito bonita, é uma pena que o nosso tempo não nos permite detalha-la, mas eu creio que a maioria aqui conhece a história de Naamã, conhece a história do povo sírio e da história desse exército, quantas batalhas esse povo enfrentou e venceu pelas mão fortes de Deus. A história de uma maneira suscinta nos diz o seguinte:
Naamã era o chefe do exército, comandava o seu pelotão comandava a sua tropa. O seu chefe, senhor com s minúsculo, já estava observando que pelas mãos de Naamã o SENHOR TODO PODEROSO livrava todo o povo, ou seja, Naamã era abençoado por Deus na condução do povo, na condução da batalha, ao ponto do povo ser vitorioso. Era um grande homem Naamã, e ele foi alertado por uma menina, que estava na casa dele na condição de refém. Ela estava ali trabalhando como serviçal na casa dele, e ela usada por Deus, diz para a mulher de Naamã que se ele conhecesse o Deus que ela conhecia e servia a vida de Naamã seria transformada. Então, Naamã foi se encontrar com Elizeu, que, naquela época, era o profeta de Deus.
 Naamã saiu de sua casa, certo de que seria curado, porque Naamã era leproso Não esqueçam disso! Tomou alguns amigos, alguns servos, e foi se encontrar com o profeta de Deus. Então, os servos de Naamã foram até Elizeu e disseram que o seu senhor estava ali pois ouvira dizer que Deus seria capaz de curá-lo. Elizeu mandou um recado pra ele, através de seus servos para que ele mergulhasse sete vezes no rio Jordão, desta forma, ele seria curado. Naamã se revoltou, então seus companheiros dizem a ele que se elizeu tivesse pedido algo difícil talvez ele fizesse mas, ao contrário, se pediu algo tão simples.
E a história nos diz que Naamã mergulhou as sete vezes no rio Jordão, e no final de sete mergulhos a sua pele estava como a de uma criança, sarado, curado e restaurado pra glória de Deus. A figura da lepra na bíblia sempre foi e será a figura do pecado. Assim como, o ‘Egito’ significa o mundo, o ‘deserto’ é a escola do crente, enfim, ‘lepra’ = pecado. É importante notar que a bíblia começa falando muito bem del Naamã, que ele era alguém que vencia guerras, era um grande homem, porém ele era: leproso, porém era pecador. Eu não sei qual é a tua história, eu não sei de que forma você tem vivido, mas uma coisa eu posso garantir, não por mim, mas pela palavra de Deus, que você é pecador, a bíblia diz que todos nós pecamos e separados estamos da glória de Deus. Todos somos parecidos com Naamã, pecadores, leprosos, doentes, necessitados da graça e da misericórdia de Deus.
 O rio Jordão nos ensina acerca da obediência na palavra de Deus, o povo de Israel, o povo de Deus, muito perto de conquistar a promessa teria que atravessar esse rio. A bíblia nos diz que quando eles começaram a pisar no rio Jordão, Deus fez com que o rio se abrisse. E esse mesmo rio Jordão teve que mostrar a João Batista uma questão de obediência tremenda, o Senhor Jesus, o Filho de Deus, chega pra ele quando estava no rio Jordão batizando as pessoas para que O batizasse também. Ele diz mas Mestre, como poderei eu batizar o Filho do homem? Mas era necessário que João obedecesse.
A história de Naamã, como disse, é muito bonita, pode ser apontada e vista de diversos ângulos, de diversas maneiras, exatamente como a tua história, exatamente como a tua vida, ela pode ser vista, pensada, formulada, feita e refeita por diversas pessoas, ou até por você mesmo, mas uma coisa eu quero te dizer um nome de Jesus, se faltar obediência à palavra de Deus irá faltar tudo pra tua história. Vai faltar tudo pra tua história enquanto você não for plenamente obediente a Deus.
Naamã ouviu falar de Elizeu e do Jordão, era a chance que ele tinha, afinal, toda a sua vida ele estava na condição de leproso, doente, sem remédio pro seu problema. Ele ouviu falar de algo que poderia solucionar o seu problema, era como a luz no fim do túnel e ele, acreditou.
Por muitas das vezes, Deus tem se revelado a nós como uma luz no fim do túnel pra transformar a nossa vida, mudar a nossa história, mas o que tem nos faltado é obediência. Naamã ouviu falar, é exatamente como se aquela menina pregasse pra Naamã nos nossos dias: olha Naamã, se converta a Jesus, e o teu mal chegará ao fim. Como nós temos estudado na palavra de Deus que se formos fiéisl a Deuse O buscarmos, Ele se revelará a nós.
 Há esse povo que se chama pelo Meu nome se eles se humilhassem, se eles clamassem, se eles orassem, está dizendo de nós, ta falando de nós, está falando pra nós a igreja, eu não sei você pensa como igreja, e como você se relaciona, com a obediência, com a tua vida de compromisso com Deus, ou seja, eu não sei, mas de uma coisa eu tenho certeza meu irmão e minha irmã, com todo amor, se Naamã não mergulhasse as sete vezes, não adiantaria de nada. Meu irmão, não me leve à mau, mas você tem visto a sua família indo de mal a pior, você tem visto a tua vida espiritual travada, parada, não cresce e você não tem dado ouvido à obediência, à vontade de Deus pra tua vida. Quem sabe Está faltando um mergulho?! Naamã recebeu de Deus algo bem claro que são sete Naamã, ele não podia voltar pra Síria com apenas cinco mergulhos.
Irmãos ”eu” tenho tentado entrar na presença de Deus, “eu” tenho tentado e encontrar com Cristo, “eu” tenho tentar ouvir Deus falar comigo, como crente, dando apenas um mergulho, dando apenas dois mergulhinhos, quem sabe três, mas Deus irmãos, Ele está esperando a tua obediência, o todo. Eu disse aqui, pela manhã, que Deus nunca se manifestou pra ninguém, enquanto faltava algo pra essa pessoa. Deus se revela no todo, não apenas em metade, não apenas em uma parte. Quem sabe está faltando algum mergulho? Quem sabe essa noite, é noite de compreender isso?  “Ah, Senhor, a área minha vida ela ainda está incompleta, essa área da minha vida em Te buscar em Te compreender, eu compreendo eu sei que está incompleta, então quem sabe esta noite nós estamos sendo chamados, estamos sendo exortados, a vir pro rio Jordão, e mergulhar as sete vezes, pra que possamos atingir o coração de Deus. E por muitas das vezes irmãos nós como crentes, estamos exatamente como Naamã, sabem, esperando acontecer um movimento, esperando acontecer algo grandioso, esperando acontecer algo muuuito... né?! Pra que eu possa compreender que ainda ta faltando algo pra minha vida, quem sabe eu estou esperando alguém fora da palavra de Deus, a ministração do louvor, a ministração da palavra, vir alguém num sei de onde enviado por num sei quem, pra dizer o que Deus está tentando me dizer há muito tempo”.
É preciso obedecer a palavra de Deus, pra que possamos ser mais que vencedores em Cristo Jesus. Paulo quando ouviu o chamado, ele aceitou mesmo, eu tenho a certeza que Paulo “mergulhou as sete vezes”. Quem sabe em uma área da minha vida eu já até dei os sete mergulhos, eu já obedeci a Deus plenamente, eu já compreendi o que Deus está querendo me dizer, mas as outras áreas ainda falta, em outras áreas eu estou fugindo desse rio, sabem por quê? Eu ainda não compreendi o que Deus tem pra minha vida, pra vida da minha família. E Deus está te falando: “Eu ainda estou esperando você me obedecer, Eu estou esperando essa obediência ser plena, essa entrega ser plena, esse desejo de me servir ser pleno, pra que a tua história seja transformada”.
Se Naamã fosse embora sem compreender que aquilo que Deus estava pedindo pra ele era algo simples, ele e ele iria perder a benção.  Por que muitos crentes, às vezes, não tem tido o prazer de dizer “eu alcancei a vitória, eu estou curado, o que me destruía já não me destrói mais, o que me atrapalhava já não me atrapalha mais, porque eu obedeci a Deus”? Olha pra Jesus, irmão, e obedeça. Pra você que nunca fez um encontro com Cristo, pra você que nunca tinha ouvido esta história, eu queria em nome de Jesus dizer que se nós trouxéssemos ela para os nossos dias, ela é igual a tua história. Você com certeza já ouviu alguém te dizer assim: Jesus é bom demais, se você não tinha ouvido você ouviu nesta noite através dos cânticos que Jesus é o Rei da Glória, que ele é o Príncipe da Paz, que não importa quem é você, ELE te ama, ELE quer restaurar, ELE quer salvar a tua vida. Não importa o tamanho da tua lepra, o tamanho do teu pecado, JESUS pode restaurar. Como Naamã você ta ouvindo isso, Deus usou aquela menina e está usando a igreja agora, pra te dizer JESUS quer te dar liberdade, Jesus quer te salvar agora, Jesus quer “pegar” o teu problemão, a tua “lepra”, porque a lepra naquele tempo as pessoas eram separadas eram isoladas, Jesus quer “pegar” o teu problemão e fazer dele benção, fazer dele vitória. Se você mergulhar nesse rio, que agora não mais o rio Jordão, mas a bíblia chama de rio de águas vivas, Jesus Cristo. Se você mergulhar Nele, confiar à Ele a tua vida, todo o teu pecado será perdoado, não o que você fez, não importa quem você era, pra Deus importa o que você quer ser, se você quer ser sarado, você está no lugar certo, você está como Naamã, está na beirada próximo da vitória. Se você entrar nesse rio (Jesus Cristo), a tua vida nunca mais será a mesma.
E, como eu disse Naamã foi feliz, mas ele passou a ser feliz depois da obediência, ele era chefe de exército, era quem tinha que ser mas  era pecador. E eu quero te dizer uma coisa, não deixe mais o inimigo colocar no teu coração o seguinte: Não! Não precisa fazer isso não, você já é religioso, você já é filho não sei de quem, filho não sei de onde, não! você já foi batizado quando era criança, você... Eu não estou dizendo isso, eu estou falando que TODOS pecaram, separados estão da Glória de Deus, mas onde o pecado abundou, superabundou a Glória de Deus, e Deus te trouxe aqui agora, pra te mostrar, que Jesus Cristo, pode e quer transformar a tua vida, mas pra isso, você vai ter que abrir o coração pra Jesus. 




por Vanessa Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário