Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

sábado, 25 de junho de 2011

Mensagem 19.06.11_Preletor: Dorvalino Costa




Nós vamos falar hoje, sobre restaurar o altar: restaurar ou não o altar? É uma questão de fé ou uma questão de direção?

1 Reis 18:28 ao 39 diz:

v.28- “E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.”

v.29- “ E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.”

v.30- “Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.

v.31- “E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.”

v.32 - “ E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.”

v.33 -“ Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.”

v.34- “ E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;

v.35 - “ De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.”

v.36 - “ Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.”

v.37- “ Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.”

v.38 - “ Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.”

v. 39 – “ O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!”

Eu não sei o que você está pensando a respeito desse texto nesse momento. Talvez você possa estar se perguntando: “Onde é que eu me encontro nesse contexto? Onde que eu entro nesse cenário?”

Restaurar o altar não é uma questão de direção, é uma questão de fé. Porque direção muita das vezes nós estamos indo muito bem, mas somos convencidos a mudar de direção por algum erro ou por vontade própria, e mudamos de direção, mas a fé não muda.

Os profetas da Baal clamaram durante toda manhã e ninguém os escolheu, houve silêncio da parte do deus que eles clamavam.

E o que nos chama atenção é que havia silêncio, embora eles fizessem o seu barulho: eles clamavam, com lancetas e com lanças, como era o costume deles e ninguém os respondeu nada.

Você sabe, eles clamavam um outro deus que não era real.

Em contrapartida, eu quero falar à respeito desses deuses do nosso dia de hoje. Muita das vezes nós pensamos que idolatrar é se curvar diante de uma estatueta de madeira ou de pedra, e com certeza isso não vai acontecer com você, mas porém há muitos deuses ao nosso redor e curvamos a ele quando nós descuidamos com o Senhor. Um “deus” perigosíssimo é o orgulho, o mau relacionamento com sua família, com seu vizinho.

E ficamos pensando, as negociações arranjadas para manter altos cargos em empresas de nome, o qual, você muitas das vezes sem perceber se dá a emaranhar nesses negócios que o Senhor não aprova. São “deuses” que estão centrados no meio evangélico, e nós temos que conviver com eles todos os dias, são deuses falsos perigosos, porque nos dá a ideia de não depender de Deus e viver uma vida independente, ter o seu próprio caminho, um altar quebrado, onde você clama a Deus e ele não te responde. Digo-te uma coisa, você já se perguntou por que muita das vezes você não tem resposta de Deus? Lá na teologia você aprende dentro das escrituras, que o silêncio de Deus na maioria das vezes ele não é permissivo, ele é negativo, está dizendo não para você. Quem tem filho sabe de que estamos falando, os filhos algumas vezes aborrecem os pais, e os pais amam presentear e dar condição aos filhos, mas o filho desagradou e o pai não quer dar aquilo que ele pede, mas também não quer lhe falar não, o silêncio é a resposta de que o pai não vai dar o que o filho pediu.

No versículo 31 vemos Elias tomando uma posição fabulosa, lemos o texto e vemos o que tem a ver as doze pedras para edificar o altar, é que naquele lugar estava o povo de Israel e este povo já estava entre si dividido, então quando Elias faz o altar com doze pedras, ele está dizendo que Deus não manifesta em altar faltando comunhão, ou seja, tem que haver comunhão se não Deus não se manifesta. E as dez tribos do norte já tinham se autointitulado como nação de Israel, mas quando nós olhamos para a palavra de Deus, vemos que o Senhor deu o título de Israel às doze tribos juntas e não para dez.

Como igreja nós queremos ver os pecadores salvos, nós queremos ver no mover do seio da igreja que o melhor milagre é a salvação, e muita das vezes nós procuramos saber porque não aconteceu o mover de Deus, nós a culpa para o pastor, presbítero, grupo de louvor, para um irmão que cantou de qualquer maneira, a verdade é que nunca nós olhamos para a unidade que Deus requer do nosso corpo. Se você tem dificuldade de se relacionar com alguns irmãos, o seu altar já está quebrado e Deus não vai te ouvir.

A verdade é que Elias então edifica o altar no nome do Senhor, e algumas coisas dentro das próprias igrejas, são feitas no nome do homem. Muita das vezes nós queremos restaurar o altar em nome da congregação.

Vamos lembrar da igreja primitiva, os irmãos tinham tudo em comum, mesmo com problemas, eles não deixavam isso quebrar o altar, Deus escutava este povo. Você crê na Igreja primitiva como um fato histórico, ou como uma testemunha de algo que aconteceu? Se você crê como um fato histórico, as coisas de Deus na sua vida vão ser como um fato histórico, mas se você crê como real é que você crê na verdade do mover de Deus.

A única coisa de em comum dentro dos meios evangélicos é, muita das vezes o orgulho, a falta de confissão de pecado.

Deus sabe o exato momento em que seu altar está quebrado, e Deus chama a restauração do altar.

Elias depois de preparar o altar, manda aqueles homens molhem a lenha no holocausto por três vezes. Se colocar fogo numa lenha seca já é complicado, imagine em uma molhada.

Como é que você tem colocado nas mãos do Senhor a sua causa? Você tem acreditado, mesmo que não tenha condição diante do homem? Saiba, que o Deus que nós servimos é o Deus do impossível.


Elias estava molhando a madeira para tornar mais difícil para ela se queimar, e a primeira vez que ele derrama água, ele estava dizendo para aquele povo, que estava tirando do coração deles de uma vez por todas a idolatria. Elias molha uma segunda vez para tirar daqueles homens o ritual, as suas formas de rituais. Na terceira vez era para anular de uma vez por todas, todos os esforços que o homem possa fazer para ser salvo. Porque isso quem faz é Jesus Cristo, ele deu a sua vida na Cruz do calvário, para que você não tivesse que fazer nada, à não ser pelo meio da conversão.
Depois de anular isso tudo, Elias clama por Deus, em meio às testemunhas. Outro exemplo de testemunha é a cruz de Jesus, que tinha dos lados duas cruzes. Ainda que eles quisessem acusar o Senhor Jesus de alguma coisa, imediatamente, foi levado a eles, reconhecer que estava diante de um Senhor que não tinha feito mal algum para estar ali. A obra de Cristo foi testemunhada por todos na cruz do calvário. E a sua obra? Ela pode ser feita à luz? O seu relacionamento familiar pode ser às tralhas na sociedade, mas dá testemunho que Deus fez a diferença na sua vida, o seu relacionamento com seu amigo de trabalho pode ser às tralhas, notificado, mas tem sido intensivo na vida das pessoas que Deus realmente transformou a sua vida.
Meu pai era carpinteiro, ele serrava peças de madeira para fazer mesas de carros-de-boi, e, eram como novas quando ficava pronto, então não podia errar o corte da madeira, se não, se estragava toda uma peça cara. E ele colocava gente para soprar o pó para ele poder ver o corte. E um dia eu falei com ele “deixa-me serrar um pouco” e ele falou que eu podia estragar a madeira, e eu respondi: “não vou não pai” e ela me deixou serrar um pouco, só que antes, ele pegou uma régua e deu um risco onde deveria ser serrado, e foi do lado direito e deu um risco próximo ao outro, e do lado esquerdo ele deu outro risco. Ele falou para eu cortar no risco do meio e para deixar os riscos das laterais. Eu não sabia serrar e não sei até hoje, mas experimente dar três riscos e corte o do meio, você pode ser ruim de corte, mas você vai sair do outro lado corretamente, pois tem uma testemunha da direita e outra da esquerda, para ser sua sustentabilidade de seguir reto. Cristo estava na cruz diante de duas testemunhas, e quem olhar para o da esquerda está perdido e quem olhar para o da direita perdido está, mas quem olhar para o centro, que é Jesus Cristo, encontrará a salvação. E quantas das vezes nós ferimos com nossas atitudes as testemunhas que estão lá fora, que observam as suspeitas dos chamados crentes, em meio a uma nação corrupta, nós somos chamados para fazermos a diferença. Muitas das vezes nós ferimos as nossas testemunhas com o nosso orgulho (altar quebrado).
Talvez você possa dizer “mas eu nunca fiz parte de nenhuma igreja, então não quebrei altar nenhum”, quero te falar que você já nasceu em um altar quebrado. Vamos falar do jardim do Éden, quando Deus coloca o homem no jardim e fala para ele “está vendo tudo isso que eu coloquei aqui, é tudo seu, só tem uma árvore, que você não pode lançar à mão dela, e que certamente no dia em que você fizer isso, morrerá”, talvez você esteja pensando, se você estivesse lá, você não comeria daquele fruto. Adão foi feito como nós, em imagem e semelhança de Deus.




por Antonio Marcio Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário