Idioma/ Language

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Idioma/ Language

terça-feira, 7 de junho de 2011

Mensagem 05.06.11_Preletor: Fabrício Costa







Texto: Lucas 21:5-17;25-28; 34-36 http://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/21

Na mensagem de hoje, abordaremos Cristo encerrando o seu ministério como pregador. Muitas pessoas naquele dia tiveram a oportunidade de ouvi-lo pela última vez.
No início do cap 21 de Lucas, Cristo observa as pessoas lançando suas ofertas e vê ali uma pobre viúva lançando apenas 2 moedas de pouco valor. Então, Ele diz : “Esta pobre viúva lançou mais que todos os outros.” O olhar de Cristo está no coração do ofertante e não no valor dela. Cristo se importa com o que você, realmente, quer ser para Ele. Não está interessado apenas na sua vida material ou na sua curta passagem por esse mundo mas, sim, na sua vida eterna.
Muitas pessoas se perguntam hoje acerca do futuro. O que o futuro representa para suas vidas? Muitas emissoras de tv dizem que o Brasil é o país do futuro. O que vc espera do seu futuro? Para muitos o futuro é um mar inexplorável que detém a alegria ou a tristeza. Alguns tentam descobrir o que acontecerá amanhã e enveredam por caminhos tortuosos, enganadores, consultam horóscopo etc, mas somente Deus detém o futuro. Nesse texto de Lucas, Cristo lança mão do que seria um túnel escuro e começa um sermão profético acerca do futuro. Este é o tema da mensangem de hoje “O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O FUTURO?”
No texto, vemos que houve uma certa curiosidade por parte dos discípulos quando Jesus os convidou para conhecer o templo que estava muito enfeitado. E Jesus disse “quanto a estas coisas_este templo_ não restará pedra sobre pedra que não será derrubada”. É como se Jesus abrisse as janelas do templo e mostrasse para os discípulos que sobreviria ao mundo naqueles dias e Ele observa um futuro próximo e um futuro distante, deslumbra os dois e expõe aos seus discípulos detalhadamente. Após 70 anos, desse ensinamento no templo, ele foi totalmente saqueado e destruído. O que resta hoje é conhecido como o muro das lamentações, em Israel.
Você vai observar que, dentre tudo que Ele falou o que não aconteceu ou ainda está acontecendo. Como está sua vida em relação à salvação eterna? Você está preparado para encontrar-se com o Senhor quando Ele voltar? Cuidado com suas atitudes em relação à palavra de Deus.
Cristo começa a expor a situação das nações, dizendo que se levantará nação contra nação e reino contra reino. As guerras desde os primórdios da humanidade tem abalado esse mundo, conseqüência de uma vida longe de Deus, é uma colheita daquilo que a sociedade tem semeado. Antes das guerras, Ele lança uma visão acerca da Igreja e diz “antes de todas essas coisas acontecerem, lançarão mão de vós”. Cristo estava dizendo aqui, acerca do principio da Igreja e da perseguição que ela sofreria. A Igreja genuína que confessa o Senhor como seu único e suficiente Salvador, que tem a bíblia como regra de vida, essa Igreja sofre a perseguição do mundo. Não pense que se você fizer uma escolha de estar ao lado de Cristo, vivendo conforme os princípios da palavra de Deus terá uma aceitação de 100% do mundo. Isso é uma mentira. Eles vão te perseguir. Conforme disse Jesus: “entregarão vocês nas mãos dos reis, presidentes, governantes, pelas sinagogas sereis conduzidos em prisões; sereis entregues e açoitados”.
Assim como, podemos ver, no livro de Atos que começa com uma perseguição. A igreja tinha acabado de nascer, o próprio Senhor Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela e, realmente, não prevaleceram e nem prevalecerão. Em Lucas 21:15, Cristo diz: “Eu vos darei palavra de sabedoria a qual eles não poderão resistir”. Em Atos 6:10, vemos que as pessoas não podiam resistir quando Estevão, o primeiro mártir, pregava. Era a mais pura é genuína mensagem de salvação, era como se o próprio Senhor Jesus estivesse falando. Então aquelas pessoas com seus corações endurecidos e enfurecidos por aquela mensagem que eles não podiam resistir, pegam aquele homem e o apedrejam até a morte. Ele morreu por amor ao nome de Cristo. O próprio Senhor Jesus disse “matarão alguns de vós”. O que percebemos aqui, é que a palavra de Deus foi detalhadamente cumprida nesse sermão profético.
Ainda, em Atos, encontramos um homem que era um dos mais poderosos dentro do Império romano, rico, bem-sucedido, que cursou as melhores faculdades da época, sabia falar vários idiomas. E ele se rendeu a esse amor, a essa mensagem de salvação eterna. Este homem era Saulo que perseguia e matava os cristãos. Este homem poderoso encerrou sua vida em uma prisão, escrevendo cartas. Em uma de suas cartas, I Cor.15:19, ele diz que os que esperam de Cristo só nesta vida são os mais miseráveis de todos os homens.
Você que espera coisas grandiosas, que seu futuro seja próspero e abençoado apenas materialmente, você é miserável. Porque muito mais importante que essas coisas, é sua vida espiritual, sua eternidade com Deus.
Depois, esse mesmo Cristo que esteve no templo e que depois foi crucificado, dando sua vida para salvar cada um de nós, lança um olhar mais além quando fala sobre Seu retorno. A bíblia registra em Lc.21:25, “e haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angustia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas”. Nós vimos isso no começo do ano, no Japão. A bíblia nos fala que a natureza entraria em colapso pois a natureza foi maldita por causa do pecado do homem, conforme registrado em Gênesis 3:17. Uma super bactéria está hoje na Europa, causando diversas mortes. Doenças e pestes assolando a humanidade, tudo isso é sinal do retorno de Cristo. E você está preparado para se encontrar com Ele, quando Ele voltar?
“Então verão o Filho do Homem em uma nuvem com poder e grande glória”. Aquele Cristo que foi humilhado na cruz do Calvário, que nasceu em uma manjedoura, que viveu até seus 33 anos nesta Terra, que teve seu ministério com muitos sinais e prodígios e embasado em levar o homem a uma salvação eterna, resgata-lo de uma perdição e condenação eterna, que não mediu esforços para te salvar. Até mesmo quando estava pendurado na cruz, Ele abriu Sua boca para salvar um pecador que estava na cruz ao Seu lado. Aquele que se importa em te salvar, um dia a humanidade O verá com poder e grande glória. Porém, muitos naquele dia não estarão preparados para esse encontro.
Naquela manhã no templo, muitos ouviram a mensagem do próprio Cristo pela última vez. Pela última vez, ele nos ensinou a ter compaixão. Muitas pessoas, hoje em dia, tem ouvido a mensagem salvadora de Deus pela última vez e tem dado as costas pra ela. Você que está diante desta mensagem do evangelho, não faça o mesmo, pois pode ser a sua última chance. Nós não sabemos, pela palavra de Deus, quando o Senhor voltará para buscar Sua Igreja. Não sabemos quando você vai partir desse mundo para uma eternidade mas a palavra de Deus adverte para estar do lado de Cristo quando essas coisas acontecerem.
No final do sermão, no versículo 34, ele fala diretamente com os pecadores: “E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre você de improviso aquele dia.” Qual parte tem falado mais alto: a carnal ou a espiritual? A quem você tem dado ouvidos nesta vida: a voz de Deus ou a voz de satanas?
Aquele dia em que o Senhor Jesus voltar vai ser uma dia inválido para a humanidade porque ela terá perdido sua oportunidade de estar ao lado Dele. “E virá como um laço sobre todos os que habitam na face da terra”, ninguém sabe a hora na qual Ele virá. “Vigiai pois em todo tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem”.  Ele joga uma luz sobre o futuro, um futuro terrível para uma humanidade distante Dele, um futuro de perseguição para Igreja. O Senhor Jesus nunca prometeu que o cristianismo seria uma vida fácil. Ele mesmo disse que “no mundo tereis aflições” e que matariam alguns cristãos. Um escritor, na Antiguidade, chegou a relatar que o sangue dos cristãos era como semente pois quanto mais eles morriam, mais aumentavam. Parece que a perseguição fazia com que eles dessem mais valor à obra de Cristo. Que você possa estar dando ouvidos a essa mensagem e entregando sua vida nas mãos do Senhor Jesus antes que seja tarde demais, para que você possa estar junto Dele triunfante, naquele momento em que Ele voltar aqui na Terra, para buscar aqueles que, realmente, se entregaram a Ele. Aos que, de fato, fazem parte da sua família e que vão morar no céu.
Nós vimos, no início da mensagem, que aquela viúva deu tudo o que tinha. O que você tem dado para o Senhor Jesus ao longo de sua vida? O tempo que sobra para você estar na igreja? O tempo que sobra para você ouvir alguém, para ler um folheto? Ou você tem dado o seu coração para Ele usar de morada? Esse é o desejo Dele e Ele não vai te obrigar a fazer isso. Ele te deixa livre para escolher entre um futuro ao lado Dele ou um futuro terrível rumo a uma condenação ainda pior aqui na terra.
Que o Senhor Deus possa abençoar a sua vida. Que você possa refletir naquilo que Cristo fez por você e escolha trilhar um futuro de benção, de glória e de uma morada eterna no céu. Você vai perder “amigos”, aqueles que não querem exatamente o seu bem, talvez pessoas da família se oponha a você, mas saiba que a maior de todas as vitórias é a salvação, é um porto seguro ao lado de Cristo.




por Lívia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário